Multas: Portugueses pagam a tempo e horas

14 Maio 2019 - auto.monitor

Multas: Portugueses pagam a tempo e horas

Os portugueses estão entre os mais cumpridores da Europa no pagamento de multas, sendo que a maioria as paga dentro dos prazos.

No dia 5 de maio celebra-se o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante e, de acordo com o European Consumer Payment Report da Intrum, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, os portugueses estão entre os mais cumpridores da Europa, no que diz respeito a pagamentos de multas.

O objetivo da comemoração desta data é sensibilizar todos os condutores para uma condução mais segura, respeitando na estrada os sinais e as regras de trânsito, de forma a prevenir acidentes e proteger a vida de todos.

O estudo revelou que 72% dos portugueses cumpre com os prazos de pagamento de multas de trânsito, enquanto que a nível europeu, a média se situa nos 57%, valor substancialmente inferior. O estudo revela ainda que 4% dos consumidores portugueses deu ou emprestou dinheiro para ajudar a pagar uma multa de trânsito, em linha com a Europa, em que 5% ajudaram alguém com o mesmo propósito.

O país europeu onde o cumprimento dos prazos para pagar multas de trânsito é maior é a Eslováquia, com 80% dos "infratores" a pagarem dentro dos prazos, seguindo-se a República Checa com 77%, a Lituânia com 74% e a Estónia com 73%. Portugal situa-se em quinto lugar, com uma percentagem de 72%, e no final da tabela surge a Espanha com 47%, a Irlanda com 45%, a Noruega com 44% e o Reino Unido, o país menos cumpridor, onde apenas 35% paga dentro do prazo.

Em Portugal, 75% dos homens e 68% das mulheres cumprem com os prazos de pagamento de multas, enquanto que em Espanha se verificam valores mais baixos, onde apenas 46% homens e 48% mulheres pagam dentro do prazo.

A idade é também um fator determinante quando se trata de pagar multas. A nível europeu, 71% dos inquiridos com mais de 65 anos afirma que cumpre os prazos para pagar as multas de trânsito. Também a maioria dos jovens, entre os 18 e 24 anos (51%) ou entre os 25 e os 34 anos (55%), cumprem os prazos.

Já em Portugal, os inquiridos com mais de 65 anos (78%) são os mais cumpridores, seguidos dos jovens entre 18 e 24 anos (75%), a pagar as multas de trânsito.

Venda o Seu Carro