Moradores da Rua Serpa Pinto recusam parcómetros colocados pela Câmara do Porto

30 Setembro 2018 - dn.pt

Moradores da Rua Serpa Pinto recusam parcómetros colocados pela Câmara do Porto

Cerca de 50 pessoas manifestaram-se hoje contra a colocação de parcómetros na Rua Serpa Pinto, no Porto, alegando tratar-se de uma zona residencial e que pagar estacionamento trará muitos constrangimentos a quem lá vive e trabalha.

Prevista para ser uma manifestação, mas "proibida pela PSP por o pedido na Câmara do Porto não cumprir as 48 horas de antecedência ditadas pela lei", explicou o promotor Ricardo Galhardo, a ação, ainda assim, reuniu meia centena de pessoas.

Ricardo Galhardo explicou estarem "contra o alargamento dos parcómetros para uma zona que é residencial, na Rua Serpa Pinto", via que "abrange milhares de moradores e com centenas de casas e prédios sem garagem", o que faz com que os "moradores não tenham onde estacionar os seus carros".

Um abaixo-assinado com 500 assinaturas de moradores, comerciantes e trabalhadores da zona da Ramada Alta foi entregue na segunda-feira da semana passada na Assembleia Municipal do Porto, informou o promotor.

Falando de um "um negócio que vai ser quase imparável", Ricardo Galhardo explicou que a empresa concessionada "vende metade dos lugares aos moradores, custando cada um 25 euros, mas sem que isso garanta o lugar de estacionamento", tendo esta direito por cada lugar comprado "a mais um lugar" na rua.

"Os parcómetros, em vez de serem uma ferramenta para a mobilidade, como é na baixa, estão a ser transformados num negócio e nós estamos contra isso", disse.

Outro dos manifestantes, Evaristo Ribeiro, revelou haver gente "que vive há dezenas de anos" no local, "que nunca teve garagem e que agora se vê obrigada a pagar para estacionar" sem saber se "vai ter lugar na sua zona".

E denunciou: "a Rua 9 de Julho e a Rua Brito Capelo já estão no plano. Há ruas na cidade que tinham duas vias e passaram a ter apenas uma para lá colocarem parcómetros".

Questionando que "vantagens tem o cidadão do Porto com os parcómetros?", o morador perguntou se com os "milhares de euros quase diariamente amealhados" estão a "fazer hospitais, escolas ou creches?".

Comerciante na Rua Serpa Pinto, Helena Barros contou que "há comerciantes que vão também começar a pagar", expressando a sua revolta ao mencionar que estes "trabalham naquela rua, mas não residem nela".

Jerónimo Azevedo, também comerciante, trouxe à conversa outro exemplo e mais uma pergunta: "tenho uma frutaria onde, há seis anos, colocaram à frente um lugar [de estacionamento] para deficiente. Agora colocaram um parcómetro. Como é que vou conseguir diariamente descarregar as caixas de fruta?".

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, esteve no local para mostrar solidariedade com o protesto e vincar que votou contra esta solução na reunião camarária.

A Lusa tentou obter um comentário da Câmara do Porto, mas até ao momento, tal não foi possível.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha