Depois de encerradas as contas do mês de abril há finalmente uma pequena «luz ao fundo do túnel», depois de um trimestre marcado pela queda do mercado automóvel nacional.
Os números divulgados pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) revelam que em abril foram matriculadas 21 825 unidades (pesados e ligeiros) no mercado nacional, o que representa um crescimento de 4,5% face a abril do ano passado.
Relativamente ao acumulado do ano, o mercado encontra-se estagnado, com um crescimento de 0,2% e 89 613 unidades matriculadas até ao final do mês de abril.
Marcas chinesas continuam a crescer
No meio deste crescimento são os construtores chineses que mais se destacam no atual panorama. Em abril, a BYD registou um impressionante crescimento de 148,5%, com 425 unidades matriculadas. No acumulado do ano, e também no que diz respeito aos veículos ligeiros de passageiros, o crescimento ainda é mais expressivo: 189,5%, com um total de 1685 unidades vendidas.
Atualmente, este construtor chinês já se encontra acima de marcas como a Hyundai ou a Mitsubishi em Portugal que, nos primeiros quatro meses do ano, comercializaram 1623 e 1577 unidades, respetivamente.
Ainda mais significativa foi a evolução da Polestar face ao período homólogo de 2024. Em abril, registou um crescimento de 211,1% e no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o valor é de 139,7%. Também a MG continua a crescer de forma sustentada. Entre janeiro e abril, vendeu 1167 unidades, o que representa um aumento de 70,1% face ao mesmo período de 2024.
Recorde-se que tanto a Polestar como a MG são marcas pertencentes a grupos chineses: Geely e SAIC, respetivamente.
As 10 marcas mais vendidas
Apesar do crescimento que se verifica nas marcas chinesas, são os construtores europeus que continuam a dominar o mercado nacional. A Peugeot é a marca que se mantém na liderança, tanto pelas 1932 unidades matriculadas em abril (+64,6%), como nos valores acumulados desde o início do ano, em que já soma 8426 unidades e um crescimento de 5% face a 2024.
Quero um Peugeot
No mês de abril, a Mercedes-Benz conquistou o segundo lugar da tabela com 1557 unidades matriculadas (+13,2%), mas, no total acumulado de 2025, fica na quarta posição, depois da Peugeot, da Renault e da Dacia, com um total de 5902 unidades.
O terceiro lugar do pódio de abril pertence à Dacia, com uma diferença de apenas 20 unidades em relação à marca de Estugarda. Em abril, as suas 1537 vendas representam uma subida de 3,6%, mas nos valores acumulados desde o início do ano, tudo parece perfeitamente alinhado com uma subida marginal de apenas 0,1%.
Ainda no Top 10, abril foi sinónimo de subidas de dois dígitos para a Nissan e para a Citroën. A Nissan subiu 55,3% e a Citroën, que andava desaparecida deste ranking subiu 10,9%. No acumulado de 2025, a Volkswagen é a marca que regista a maior subida entre as 10 marcas mais vendidas, com 14,6%.
Fique com as 10 marcas mais vendidas em Portugal:
Marca | abril | Var. abril 25/24 | jan-abril. 2025 | Var. 25/24 |
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Peugeot | 1932 un. | 64,6% | 8426 un. | 5% |
Renault | 1259 un. | 7,6% | 6186 un. | 2,5% |
Dacia | 1537 un. | 3,6% | 5981 un. | 0,1% |
Mercedes-Benz | 1557 un. | 13,2% | 5902 un. | 4% |
BMW | 1178 un. | -6,3% | 4945 un. | 8,8% |
Toyota | 1024 un. | -12,6% | 4182 un. | 1,8% |
Volkswagen | 1314 un. | 1,8% | 4079 un. | 14,6% |
Nissan | 632 un. | 55,3% | 3780 un. | 13,1% |
Citroën | 888 un. | 10,9% | 3504 un. | -25% |
Kia | 773 un. | 9,5% | 3104 un. | 3,4% |
Fora do Top 10, em abril o destaque pela negativa foram as quedas muito significativas da FIAT (-81,6%), da Jeep (-58,2%) e da Tesla (-33%). Em contraste, algumas das marcas que registaram crescimentos dignos de nota, foram a Mitsubishi (161,5%), a Suzuki (64,3%) e a Smart (57,9%)
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