Maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal está a ser implementado na fábrica da Renault em Cacia

2 years, 4 months atrás - 27 Novembro 2021, multinews
Maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal está a ser implementado na fábrica da Renault em Cacia
A ENGIE Hemera anunciou que está a implementar aquele que é o maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em território português na fábrica da Renault em Cacia, no concelho de Aveiro.

Com esta solução desenvolvida pela ENGIE Hemera, a fábrica do Grupo Renault que produz órgãos e componentes para a indústria automóvel desde setembro de 1981, vai passar a produzir e a consumir agora energia verde nas suas instalações, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e sustentabilidade, a poupança de energia e a aposta estratégica de produção de energia própria”, sublinha a empresa do universo ENGIE Portugal especializada em engenharia, desenvolvimento, instalação e operação de sistemas solares fotovoltaicos de média e grande dimensão, em clientes B2B numa nota enviada esta segunda-feira à comunicação social.

De acordo com a empresa, os cerca de 13 mil módulos instalados ocupam um terreno com uma área total de 46 mil metros quadrados, o equivalente a mais de quatro campos de futebol. atingindo uma potência instalada superior a 6 megawatt-pico (MWp), gerando, em média, uma produção energética anual de 8 GWh.

Em causa está uma poupança energética de 13% à Renault Cacia, reduzindo assim a sua pegada ecológica, evitando a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2.

Para estes 13% do seu consumo, a Renault deixa de estar exposta às flutuações do preço de mercado da eletricidade, durante os próximos 25 anos, numa altura em que estes preços batem recordes.

Este projeto, o maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal, permite à Renault Cacia dar um passo fundamental rumo à transição energética. A aposta permite a esta instalação fabril produzir a sua própria energia, ainda mais verde, e obter elevadas poupanças na sua fatura energética. É com grande sentido de responsabilidade que a ENGIE Hemera se associa à Renault para fazer parte deste seu plano tão ambicioso de descarbonização”, comentou Duarte Caro de Sousa, Diretor-Geral da ENGIE Hemera.

Apoiamos a Ucrânia