Já sabemos os preços. O primeiro Toyota 100% elétrico chegou a Portugal

1 year, 4 months atrás - 22 Novembro 2022, turbo
Já sabemos os preços. O primeiro Toyota 100% elétrico chegou a Portugal
É com enorme expectativa que o primeiro Toyota totalmente elétrico, o bZ 4X, chega ao mercado nacional com preços que começam nos 52 990 euros, já com IVA, e uma autonomia que na cidade ultrapassa os 600 km

O bZ 4X é um novo modelo da Toyota totalmente elétrico e insere numa nova família (bZ – beyond Zero ou em português para além do zero) que tenderá a crescer até 2050 altura em que toda a gama da marca japonesa é totalmente elétrica. 

Concebido a partir de uma folha em branco este SUV de tamanho médio tem uma versão apenas com tração dianteira (204 cv) e outra total (218 cv).

Desenvolvido em conjunto com a Subaru a sua linha é bastante singular qualquer que seja a perspetiva ao ponto de apresentar uma nova assinatura com destaque para a parte frontal capaz de gerar uma presença inconfundível, o mesmo se passando atrás.

Entretanto a generosa distância entre eixos proporciona uma habitabilidade enorme num espaço que prima pela originalidade e uma qualidade muito acima da média dos seus concorrentes incluindo as macas premium.

Para além do espaço interior também a mala está ao nível de um verdadeiro familiar com 452 litros de capacidade.

Uma grande experiência
Muitos pensarão que a Toyota chega tarde à corrida dos carros elétricos, porém a marca japonesa é porventura a que tem maior experiência nesta matéria graças à eletrificação da gama desde o lançamento do primeiro Prius quando todo as outras marcas não acreditavam nesse caminho.

Foi a persistência em manter essa estratégia que garantiu o desenvolvimento sustentável de uma solução que promete ser das melhores de um mercado que não para de crescer. Uma área em qua a Toyota tem uma enorme experiência é na qualidade, na durabilidade e fiabilidade das baterias e por isso não admira que no bZ 4X após 10 de utilização a Toyota garanta 90 por cento da sua prestação inicial.

Com a bateria de 71,4 kWh totalmente carregada, a autonomia esperada supera os 450 km podendo mesmo ultrapassar os 600 km quando circulamos na cidade onde o sistema de regeneração é intensa.

A versão com tração total (ainda não disponível) teve a prestigiosa colaboração da Subaru, parceira neste projeto. Nessa versão a Toyota utiliza motores de 80 kW em cada um dos eixos.

Uma inovação que só vai estar disponível a partir de 2024 é a condução “by wire” que dispensa a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Para além de assegurar uma relação mais direta facilita as manobras.

Sem qualquer ligação mecânica, a vibração desnecessária dos pneus não existe, além disso as caraterísticas da direção podem ser alteradas de acordo com o modo de condução.

A partir de 52 990 euros
Com 250 unidades já vendidas (50 das quais a partir de reservas feitas online), os preços propostos variam dos 52 990 euros para a versão Exclusive até aos 61 590 euros para a versão Lounge. Passando pelos 56 190 euros para a versão Premium que será com certeza a mais procurada, especialmente pelas empresas que depois de deduzido o IVA pagam um preço bastante mais baixo.

Apoiamos a Ucrânia