A inspeção periódica dos veículos elétricos e híbridos poderá mudar, caso a proposta da Comissão Europeia (CE) seja aprovada. Essencialmente, a CE quer que deixe de ser idêntica à dos veículos a combustão e passe a ter regras próprias adaptadas às especificações técnicas destes modelos.
A proposta surge no âmbito da revisão da diretiva 2014/45/EU, que estabelece os requisitos para as inspeções técnicas periódicas dos veículos na União Europeia. A nova proposta inclui parâmetros adicionais focados nos sistemas dos elétricos e híbridos.
Segundo a proposta da Comissão Europeia, “o pacote de inspeção técnica de 2014 carece de protocolos de testes específicos que garantam a conformidade e manutenção de veículos elétricos e híbridos, incluindo atualizações de software” — siga esta ligação para consultar a proposta da CE.
O que foi proposto?
Uma das alterações mais relevantes é a introdução de uma nova tabela de inspeção que se foca nos sistemas de alta tensão dos veículos elétricos e híbridos, componentes que até agora não eram devidamente avaliados nas inspeções periódicas:
Componente | Método |
---|---|
Segurança Elétrica | Inspeção visual, complementada pelo uso da interface do veículo. |
Proteção da bateria de tração | Inspeção visual. |
Bateria de tração | Inspeção visual e, quando possível, uso da interface do veículo (se os dados necessários estiverem disponíveis). |
Cablagem de alta tensão e conectores | Inspeção visual e verificação operacional, incluindo a área do motor e a bagageira (quando aplicável). |
Entrançado de ligação à terra, incluindo a sua fixação | Inspeção visual e verificação operacional. |
Continuidade de aterramento (X)2 | Medição através da utilização de um ohmímetro. |
Tampa da entrada de carregamento | Inspeção visual e verificação operacional. |
Entrada de carregamento | Inspeção visual e verificação operacional. |
Cabo de carregamento | Inspeção visual e verificação operacional. |
Equipamentos eletrónicos e de alta tensão | Inspeção visual, com a interface eletrónica do veículo. |
Motor de tração | Inspeção visual, verificação da prontidão operacional através de interface aplicável (OBD ou OBM), e medição da ligação equipotencial. |
Conversores eletrónicos, motor e inversor | Inspeção visual, verificação da prontidão operacional através de interface aplicável (OBD ou OBM), e medição da ligação equipotencial. |
Resistência de isolamento da entrada de carga do veículo e resistência do aterramento protetor | Ler a resistência de isolamento pela interface eletrónica do veículo, quando possível. |
Resistência de isolamento entre o sistema de alta tensão e chassis | Inspeção visual; Ler a resistência de isolamento pela interface eletrónica do veículo, quando possível. |
Sistema anti-arranque | Inspeção visual e operacional quando possível; Verificação funcional, para garantir que o veículo não possa mover-se com o cabo de carregamento ligado e o condutor fora do assento. |
A Comissão Europeia incluiu também uma referência específica à “Travagem Regenerativa Elétrica”. É proposto uma inspeção visual do indicador da travagem regenerativa e, caso as características técnicas do veículo permitam, a avaliação poderá ser feita através da interface eletrónica do veículo ou de teste de estrada.
Em conjunto com outras medidas, a CE espera salvar cerca de sete mil vidas e evitar 65 mil feridos graves entre 2026 e 2050, enquanto contribui para uma mobilidade mais sustentável.
Próximos passos
A proposta faz parte de uma revisão mais ampla das diretivas europeias sobre a segurança rodoviária e o registo automóvel, apresentada na semana passada e será agora debatida pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho antes de poder ser implementada.