A verdade é que os consumidores ainda esfregaram as mãos de contentamento, ao tomar conhecimento da notícia, avançada pelo jornal ECO, na passada sexta-feira, de que gasóleo e gasolina poderiam atingir, na semana que agora começa, descidas nos preços de até quatro cêntimos.
Contudo, a felicidade dos condutores durou pouco, pois, já este domingo, o Governo decidiu lançar, pela segunda vez em poucas semanas, uma nova portaria, que atualiza a taxa de carbono aplicada aos combustíveis fósseis. Reduzindo o apoio, dos até aqui 83,52€ por tonelada de CO2, para 74,43€/.
Com esta redução, que veio resultar, igualmente, num aumento do ISP em perto de dois cêntimos, a esperada e desejada descida acabou tornando-se muito menos significativa, tudo apontando para que, no caso do gasóleo, não ultrapasse os dois cêntimos (as previsões de descida eram do dobro), enquanto a descida no preço da gasolina não deverá ir além do meio cêntimos, ao invés os dois cêntimos previstos.
Perante esta nova realidade, é a própria Direcção Geral de Energia e Geologia que recomenda aos condutores para que não deixem de consultar o portal “Preço dos Combustíveis Online”, onde poderão verificar os postos de combustível mais baratos, na área onde se encontram.
Possibilidade que, sublinhe-se, vale a pena aproveitar, até porque, conforme também noticia o ECO, a decisão já tomada pelo Ministro da Economia, Joaquim Miranda Sarmento, passa por uma atualização gradual da taxa de carbono, diminuindo as medidas estatais de condicionamento dos preços dos combustíveis.
Notícias Relacionadas