Governo vai colocar carta de condução e documentos do carros numa app

19 Novembro 2020 - turbo

Governo vai colocar carta de condução e documentos do carros numa app

Se já lhe aconteceu esquecer a carteira em casa, com a carta de condução e documentação do automóvel lá dentro, saiba que isso vai deixar de ser um problema.

Isto porque, segundo avança a imprensa desta segunda-feira, todos estes documentos vão passar a ser digitais e, como tal, passarão a estar disponíveis no smartphone.

Segundo avança o Jornal de Notícias desta segunda-feira, o Governo prepara-se para implementar várias alterações ao Código da Estrada, entre as quais, a disponibilização da documentação relacionada com o condutor e com o automóvel, em formato digital. O que permitirá aos condutores deixarem de usar os documentos físicos, para passarem a detê-los numa aplicação, no telemóvel.

Entre os documentos passíveis de serem agregados nesta aplicação, estão a carta de condução, o registo de propriedade, o certificado do seguro e a documento de inspeção.

Sempre que parados pelas autoridades, na estrada, e instados a mostrar os seus documentos e do veículos, os condutores passarão a ter mostrar apenas as versões digitais desses papéis, guardadas na app.

Ainda assim, o JN também refere que, apesar deste esforço do Governo no sentido de acabar com estes suportes físicos, pelo menos durante uma fase inicial, os condutores deverão continuar a circular com esses documentos. Isto, porque, também poderá acontecer que as autoridades não disponham, num dado momento, de meios eletrónicos para a leitura da informação disponibilizada pela app. Situação em que será o condutor a ficar responsável por apresentar os documentos, em papel, na esquadra, no prazo máximo de cinco dias.

A par desta simplificação, das alterações ao Código da Estrada preparadas pelo Executivo, fazem ainda parte o agravamento das multas por uso de telemóvel ao volante. Infracção que, acrescente-se, passará a ser equiparada à condução sob o efeito do álcool, levando a que o valor da coima passe dos atuais 250 euros, para 1.250 euros. Isto, além da perda de três pontos na carta de condução.

Finalmente e par destas medidas, destaque para a proibição das trotinetas mais velozes, de circularem nas ciclovias, assim como para as novas regras a aplicar na condução de tratores.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha