Governo aprova alterações das classes nas portagens

12 Agosto 2018 - turbo

Governo aprova alterações das classes nas portagens

O Governo aprovou as alterações propostas ao modelo de classes nas portagens, com a Classe 1 agora a abranger mais viaturas. Este ajustamento obedece, ainda assim, a alguns critérios, inclusive o do cumprimento da norma ambiental relativa às emissões, a EURO 6.

Foram hoje aprovadas, em Conselho de Ministros, as alterações das classes nas portagens, modificações reivindicadas por entidades como o Grupo PSA – que ameaçou inclusivamente abandonar o investimento em Portugal caso o sistema de portagens se mantivesse como o conhecemos. O Governo ajustou a classe 1, que englobava os veículos até 1,10m de altura no eixo dianteiro, estendendo-se agora esta classificação a automóveis que apresentem um peso bruto igual ou inferior a 2300 kg, uma altura máxima de 1,30 no primeiro eixo e que cumpram a norma EURO 6. Este último enquadramento revela a preocupação ambiental do Executivo.

Esta decisão "vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das auto-estradas". Ainda não foi definida a entrada para que as alterações entrem em vigor.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) saúda a decisão, apontando para o fim de "uma situação de distorção do mercado automóvel" e sublinha que esta alteração "reveste-se da maior importância para a indústria nacional".

Venda o Seu Carro