Governo italiano “obriga” Alfa Romeo a mudar nome do Milano

7 months atrás - 17 Abril 2024, razaoautomovel
Governo italiano “obriga” Alfa Romeo a mudar nome do Milano
O nome Milano vai ficar para sempre gravado na história da Alfa Romeo. Mas não vai ser pelos melhores motivo…

Era suposto o Alfa Romeo Milano ser uma homenagem a Itália e á própria cidade de Milão, porque foi lá que a Alfa Romeo nasceu, em 1910. Mas ficará gravado na história da marca italiana por outros motivos.

Isto porque a Alfa Romeo praticamente foi «obrigada» pelo governo italiano a deixar cair este nome, tendo decidido chamar Junior ao seu primeiro modelo 100% elétrico.

Recorde-se que logo após a apresentação do Alfa Romeo Milano o primeiro ministro italiano Adolfo Urso criticou a Stellantis por ir produzir o seu primeiro 100% elétrico em Tychy, na Polónia, dizendo, inclusive, que se tratava de uma ilegalidade.

Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Isto é proibido pela lei italiana”, afirmou Urso, citado pela Reuters. “Esta lei estipula que não é possível influenciar de forma enganosa os consumidores. Por isso um carro chamado Milano tem de ser produzido em Itália”, acrescentou.

Na altura, a Stellantis não quis comentar as declarações do primeiro ministro italiano. Mas agora, passados alguns dias, a Alfa Romeo confirmou que vai deixar cair o nome Milano e adotar a designação Junior.

Estamos perfeitamente conscientes de que este episódio permanecerá gravado na história da Marca.

Jean-Philippe Imparato, Diretor Executivo Da Alfa Romeo

“Decidimos mudar, mesmo sabendo que não somos obrigados a fazê-lo, porque queremos preservar as emoções positivas que os nossos produtos sempre geraram e evitar qualquer tipo de controvérsia”, acrescentou o «patrão» da Alfa Romeo.

Origem do nome Junior
Depois do sucesso do Giulia e da versão coupé Giulia Sprint GT, a Alfa Romeo queria atrair um público mais jovem. E foi com base nessa premissa que em setembro de 1966, em Balocco, foi apresentado o GT 1300 Junior.

Apesar de não contar com a designação Giulia, foi um verdadeiro sucesso comercial, alcançando mais de 92 000 unidades vendidas.

Várias décadas depois, caberá a esta designação histórica liderar uma nova era dentro da marca de Arese, ou não fosse o novo Junior o primeiro passo da Alfa Romeo rumo à eletrificação total, que vai acontecer já em 2027.

Apoiamos a Ucrânia