Futuro SUV elétrico topo de gama. Kia mostra o EV9 em Los Angeles

3 years, 1 month atrás - 20 Novembro 2021, turbo
Futuro SUV elétrico topo de gama. Kia mostra o EV9 em Los Angeles
Depois do lançamento do EV6, a Kia acaba de dar a conhecer o concept que dará origem ao próximo SUV 100% elétrico topo de gama da marca sul-coreana. Um estudo de nome EV9, marcado por planos e arestas vincadas, um interior modulável, mas também a prometer autonomias acima dos 480 quilómetros.

Concebido, a exemplo da última proposta eléctrica lançada pela marca, o EV6, com base na nova plataforma exclusiva para veículos elétricos E-GMP, sinónimo de Plataforma Modular Global Eléctrica, o novo Kia EV9 Concept acaba de ser desvendado no Salão Automóvel de Los Angeles, cujas portas abriram ao público esta quinta-feira.

Marcado por uma estética exterior desenvolvida com base numa nova filosofia de design, a que a Kia chama de “Opposites United” e que diz ter sido inspirada na superfície dos cristais e rochas, o EV9 destaca-se por uma imagem sólida, forte, marcada por vincos e planos definidos.

Com uma frente totalmente fechada, sem grelha e que a Kia diz ser uma reinterpretação do “Rosto de Tigre”, o EV9 conta ainda com ópticas de tecnologia vanguardista, que só se fazem notar quando ligadas. Sendo também as primeiras a darem as boas-vindas ao condutor, assim que este se aproxima do carro, através de uma sequência de iluminação própria.

A acompanhar as ópticas, luzes diurnas estilizadas e colocadas na vertical, a definir a delimitação da frente, assim como um capot em que a zona das condutas de ar é utilizada como painel solar, concebido para recolher alguma da energia elétrica que o EV9 utiliza. Isto, ao mesmo tempo que, no tejadilho de linhas igualmente rectilíneas, barras de transporte retrácteis, accionáveis através do toque num botão, fazem-se notar apenas quando necessitadas, beneficiando a aerodinâmica.

Mais abaixo e a acompanhar as volumosas e destacadas cavas das rodas, jantes maquinadas e de design triangular de 22 polegadas destacam-se do perfil.

Finalmente e já na parte traseira, onde surgem farolins em forma de ‘Y’, destaque, igualmente para a concepção triangular dos pilares D, que, além de marcarem visualmente o modelo, conferem também e segundo a Kia, uma assinatura específica de abertura de luz solar. O mesmo acontecendo, de resto, com o tejadilho panorâmico.

Habitáculo modulável e sustentável
Entrados no habitáculo, a opção por um design bem mais suave e fluído, onde o condutor tem à sua frente um enorme ecrã de 27 polegadas. Ao mesmo tempo que, tanto o seu banco, como o do passageiro, possuem a capacidade de girar sobre si próprios, de forma a que, transformando igualmente a segunda fila de bancos numa mesa, possam ficar cara-a-cara com os ocupantes sentados na terceira fila. A qual, acrescente-se, também pode ser virada para trás, ficando os passageiros a olhar em direcção ao portão.

Num concept com um comprimento de 4930 mm, 2055 mm de largura e 1790 mm de altura, além de a proporcionar uma distância entre eixos de 3100 mm, não só o espaço e a habitabilidade, como também a preocupação com a sustentabilidade, ganha expressão. Mais concretamente, através da utilização de materiais reciclados, como é o caso do material das redes de pesca aplicado no piso, das garrafas de plástico e das fibras de lã recicladas e utilizadas nos assentos, ou ainda do couro vegan.

Ainda em prol do bem-estar dos ocupantes, três modos de configuração do interior, a começar no ‘Active Mode’, concebido para quando o EV9 se encontra em movimento e com o propósito de, segundo a marca, garantir uma experiência de bordo ideal a partir do interior.

Quanto aos outros dois modos – ‘Pause Mode’ e ‘Enjoy Mode’ -, destinam-se aos momentos em que o EV9 está parado, com o primeiro a transformar o interior do concept numa espécie de ‘lounge’, enquanto o segundo abre o interior ao espaço lá fora, tornando-o um espaço de lazer, a partir do qual os ocupantes podem contemplar a paisagem exterior.

Com autonomia para mais de 480 quilómetros
Já sobre o sistema de propulsão 100% elétrico deste EV9, a Kia pouco avança, dizendo apenas que o concept deverá ser capaz de circular 483 quilómetros com uma só carga, sendo que, uma vez conectado a um carregador com uma potência de 350 kW, deverá ser capaz de recuperar entre 5 e a 80% da capacidade das baterias, em 20 a 30 minutos.

De referir, ainda, que este EV9 Concept poderá dar a origem a um novo SUV 100% elétrico topo de gama na oferta da Kia, sendo que as previsões apontam para que possa chegar aos mercado já em 2024.

Apoiamos a Ucrânia