Futuro SUV elétrico topo de gama. Kia mostra o EV9 em Los Angeles

20 Novembro 2021 - turbo

Futuro SUV elétrico topo de gama. Kia mostra o EV9 em Los Angeles

Depois do lançamento do EV6, a Kia acaba de dar a conhecer o concept que dará origem ao próximo SUV 100% elétrico topo de gama da marca sul-coreana. Um estudo de nome EV9, marcado por planos e arestas vincadas, um interior modulável, mas também a prometer autonomias acima dos 480 quilómetros.

Concebido, a exemplo da última proposta eléctrica lançada pela marca, o EV6, com base na nova plataforma exclusiva para veículos elétricos E-GMP, sinónimo de Plataforma Modular Global Eléctrica, o novo Kia EV9 Concept acaba de ser desvendado no Salão Automóvel de Los Angeles, cujas portas abriram ao público esta quinta-feira.

Marcado por uma estética exterior desenvolvida com base numa nova filosofia de design, a que a Kia chama de “Opposites United” e que diz ter sido inspirada na superfície dos cristais e rochas, o EV9 destaca-se por uma imagem sólida, forte, marcada por vincos e planos definidos.

Com uma frente totalmente fechada, sem grelha e que a Kia diz ser uma reinterpretação do “Rosto de Tigre”, o EV9 conta ainda com ópticas de tecnologia vanguardista, que só se fazem notar quando ligadas. Sendo também as primeiras a darem as boas-vindas ao condutor, assim que este se aproxima do carro, através de uma sequência de iluminação própria.

A acompanhar as ópticas, luzes diurnas estilizadas e colocadas na vertical, a definir a delimitação da frente, assim como um capot em que a zona das condutas de ar é utilizada como painel solar, concebido para recolher alguma da energia elétrica que o EV9 utiliza. Isto, ao mesmo tempo que, no tejadilho de linhas igualmente rectilíneas, barras de transporte retrácteis, accionáveis através do toque num botão, fazem-se notar apenas quando necessitadas, beneficiando a aerodinâmica.

Mais abaixo e a acompanhar as volumosas e destacadas cavas das rodas, jantes maquinadas e de design triangular de 22 polegadas destacam-se do perfil.

Finalmente e já na parte traseira, onde surgem farolins em forma de ‘Y’, destaque, igualmente para a concepção triangular dos pilares D, que, além de marcarem visualmente o modelo, conferem também e segundo a Kia, uma assinatura específica de abertura de luz solar. O mesmo acontecendo, de resto, com o tejadilho panorâmico.

Habitáculo modulável e sustentável
Entrados no habitáculo, a opção por um design bem mais suave e fluído, onde o condutor tem à sua frente um enorme ecrã de 27 polegadas. Ao mesmo tempo que, tanto o seu banco, como o do passageiro, possuem a capacidade de girar sobre si próprios, de forma a que, transformando igualmente a segunda fila de bancos numa mesa, possam ficar cara-a-cara com os ocupantes sentados na terceira fila. A qual, acrescente-se, também pode ser virada para trás, ficando os passageiros a olhar em direcção ao portão.

Num concept com um comprimento de 4930 mm, 2055 mm de largura e 1790 mm de altura, além de a proporcionar uma distância entre eixos de 3100 mm, não só o espaço e a habitabilidade, como também a preocupação com a sustentabilidade, ganha expressão. Mais concretamente, através da utilização de materiais reciclados, como é o caso do material das redes de pesca aplicado no piso, das garrafas de plástico e das fibras de lã recicladas e utilizadas nos assentos, ou ainda do couro vegan.

Ainda em prol do bem-estar dos ocupantes, três modos de configuração do interior, a começar no ‘Active Mode’, concebido para quando o EV9 se encontra em movimento e com o propósito de, segundo a marca, garantir uma experiência de bordo ideal a partir do interior.

Quanto aos outros dois modos – ‘Pause Mode’ e ‘Enjoy Mode’ -, destinam-se aos momentos em que o EV9 está parado, com o primeiro a transformar o interior do concept numa espécie de ‘lounge’, enquanto o segundo abre o interior ao espaço lá fora, tornando-o um espaço de lazer, a partir do qual os ocupantes podem contemplar a paisagem exterior.

Com autonomia para mais de 480 quilómetros
Já sobre o sistema de propulsão 100% elétrico deste EV9, a Kia pouco avança, dizendo apenas que o concept deverá ser capaz de circular 483 quilómetros com uma só carga, sendo que, uma vez conectado a um carregador com uma potência de 350 kW, deverá ser capaz de recuperar entre 5 e a 80% da capacidade das baterias, em 20 a 30 minutos.

De referir, ainda, que este EV9 Concept poderá dar a origem a um novo SUV 100% elétrico topo de gama na oferta da Kia, sendo que as previsões apontam para que possa chegar aos mercado já em 2024.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochevroletchinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaioffroadOlhãoOliveira de AzeméisopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche PanameraPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carreplicarestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão João da MadeiraSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha