Chega em 2025. Kia EV9 vai ganhar versão desportiva com “enorme potência”

2 weeks, 4 days atrás - 30 Abril 2024, turbo
Kia EV9
Kia EV9
Carro Mundial do Ano 2024, o novo SUV elétrico porta-estandarte da Kia, o EV9, vai ter direito a uma versão desportiva, de nome GT, e com “enorme potência”, já no início de 2025. Garantia de fabricante.

Para já disponível em duas versões, First Edition e GT Line, ambas equipadas com o mesmo trem de força, a próxima variante do EV9 promete, no entanto, apontar ainda mais alto. Manifestando esse posicionamento não apenas no nome, GT, mas também numa abordagem mais potente e desportiva; e, isto, apesar da manutenção da génese mais familiar, expressa, por exemplo, nos sete lugares!

Entre as promessas agora divulgadas, a garantia de que o modelo chegará com uma “enorme potência”, graças à utilização de uma configuração atualizada do sistema de propulsão de dois motores elétricos, com os quais a Kia garante que o enorme SUV, com mais e cinco metros e um peso acima das 2,6 toneladas, será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos. Ou, dito de outra forma, em menos um segundo que a versão atualmente à venda.

Recorde-se que, a versão mais potente já em comercialização, o EV9 GT Line, anuncia uma potência combinada de 385 cv e 700 Nm, com os quais promete não somente uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,3s, como uma velocidade máxima de 200 km/h. E, tudo isto, com uma autonomia anunciada de 505 quilómetros.

Quanto à futura versão GT, só o simples facto de prometer mais potência e tomando como certo que a Kia não fará qualquer alteração na composição química da bateria, deverá resultar, desde logo, numa diminuição da autonomia. 

Algo que, no entanto e pelo menos para já, a marca sul-coreana não confirma ou desvenda, prometendo apenas o EV9 GT não deixará receber uma configuração de suspensão mais robusta, a par de um sistema de travagem mais moderno e potente.

EV9 não será o único GT
Importa dizer ainda que o EV9 não será o único modelo 100% elétrico da Kia a ganhar uma versão mais vitaminada, de nome GT. Pelo contrário, também o já bem conhecido EV6 está agora na calha para receber variante idêntica!

A revelação foi feita, na mesma ocasião, pela marca sul-coreana, juntamente com a promessa de chegada de uma primeira atualização. A qual trará, assim, consigo, uma versão mais potente e desportiva.

Embora sem revelar, para já, quaisquer dados, a Kia assumiu, desde já, que o EV6 GT deverá chegar aos mercados ainda antes do EV9 GT e, mais concretamente, durante o quarto trimestre de 2024. Período em que, de resto, também o conhecido Sportage deverá dar a conhecer uma atualização.

Entretanto e ainda antes destas renovações, mais concretamente, durante o terceiro trimestre de 2024, deverão ser apresentados mais dois novos elementos da família elétrica da marca: o EV3 e o EV4.

Apoiamos a Ucrânia