Frotas empresariais abertas a veículos elétricos: Renault e Nissan são as marcas com maior notoriedade

2 years, 11 months atrás - 30 Dezembro 2021, multinews
Frotas empresariais abertas a veículos elétricos: Renault e Nissan são as marcas com maior notoriedade
As frotas empresariais de Portugal, impulsionada pela pandemia, estão ‘abertas’ à inclusão de veículos elétricos.

Esta é a conclusão de um estudo elaborado pelo Standvirtual, a maior plataforma de comércio de veículos em Portugal, em parceria com a Marktest, que aponta uma tendência que tem vindo a aumentar nos últimos anos – 31% admitiu ser “muito provável” que sejam adicionados EV à frota da empresa, ao passo que 25% admitiu poder fazê-lo nos próximos cinco anos.

Atualmente, observa-se uma crescente predisposição para a aquisição de automóveis elétricos pelas frotas empresariais em Portugal – 40% já têm pelo menos um veículo elétrico na frota, embora a representatividade dos carros elétricos nas frotas mantém-se entre os 1 e 10%.

Os baixos consumos (52%) e a redução de emissões de carbono (41%) são as principais vantagens indicadas para a compra deste tipo de veículos – os inquiridos destacam ainda os benefícios fiscais (32%), a diminuição de custos de combustível (20%) e os reduzidos custos de manutenção (14%).

Os principais motivos que levam os gestores de frota a considerar a mudança são a melhoria da autonomia dos automóveis (30%) como fator-chave para a intenção de compra de carros elétricos. Seguem-se os menores custos de energia (20%), assim como os benefícios fiscais e necessidade de renovar as frotas (11% em ambos os casos).

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos, o que obriga as empresas a terem uma postura mais consciente e apostarem na transição para veículos elétricos. As suas estratégias alteraram e a mobilidade sustentável tornou-se um dos principais objetivos de gestão de frotas. Nos momentos de ‘defleet’ e renovação, é expectável que esta opção seja cada vez mais considerada”, apontou Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.

A ansiedade com a autonomia das baterias (74%), a falta de infraestruturas (26%), o custo inicial de aquisição (24%) e o tempo de carregamento (21%) são algumas das desvantagens fundamentais associados aos automóveis elétricos para as empresas. A Renault é a marca com maior notoriedade ao nível dos carros elétricos, seguida pela Tesla e pela Nissan. Por outro lado, existe uma preferência dos gestores de frota pela aquisição das marcas Renault (60%), Nissan (43%) e BMW (27%).

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