Fórmula 1. Portimão recebe prova do mundial a 25 de outubro

3 years, 8 months atrás - 27 Julho 2020, turbo
Fórmula 1. Portimão recebe prova do mundial a 25 de outubro
A notícia está a ser avançada como uma certeza: a Fórmula 1 está de regresso a Portugal! O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, será o palco privilegiado de mais uma etapa da principal competição automobilística mundial. Marque já na sua agenda o dia 25 de outubro!

Segundo estão a anunciar vários órgãos de comunicação social, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai mesmo receber este ano uma prova do Mundial de Fórmula 1. Assim, tudo leva a crer que o evento terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de outubro, 24 anos depois de Portugal ter recebido uma prova de F1, no Estoril.

Sabe-se também que o anúncio oficial deverá ser feito ainda hoje pela Liberty Media, que detém os direitos do Mundial. Também está prevista uma conferência de Imprensa para hoje à tarde, para a apresentação da prova.

Relembre-se que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) recebeu a classificação máxima da FIA, no final do passado mês de março, a mais alta homologação que um circuito pode ter: Grau 1. Portimão tem assim um circuito que pode receber corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, concretizando desta forma um processo longo e há muito desejado.

O circuito de Portimão vai assim receber uma prova do Mundial, desde logo marcado pelos efeitos da pandemia do Covid-19, que obrigou a Liberty Media a reformular o calendário. A este juntam-se Nurburgring, na Alemanha, a 11 de outubro, e Imola, em Itália, a 1 de novembro, que também não faziam parte do calendário inicial.

Grande Prémio Heineken de Portugal
E tudo indica que a prova portuguesa já terá mesmo uma designação oficial: Grande Prémio Heineken de Portugal. Segundo avança o "Jornal de Notícias", o Estado português irá participar no investimento para a realização da prova e a cervejeira Heineken será um dos patrocinadores.

O ano de 2020 fica assim marcado pelo regresso da Fórmula 1 a Portugal, 24 anos depois do Estoril ter recebido a última prova da F1 em território nacional. Na altura, o vencedor foi o canadiano Jacques Villeneuve, que corria pela Williams.

A primeira vez que o nosso País recebeu um grande prémio de F1 foi em 1958, realizado no Circuito Urbano da Boavista, no Porto, prova ganha por Stirling Moss. No ano seguinte, disputou-se em Monsanto, em Lisboa, e em 1960 voltou às ruas do Porto.

Depois disso, a Fórmula 1 só voltaria a Portugal em 1984, para ser disputada no emblemático Autódromo do Estoril, tendo aí se realizado todos anos uma prova do Mundial até 1996.

Apoiamos a Ucrânia