Após ter libertado as primeiras informações relativas aos novos EV4 e PV5, a Kia apresentou em estreia mundial estes modelos no EV Day 2025, realizado na cidade espanhola de Tarragona, ao que acrescentou um terceiro, o EV2 Concept. Durante o evento, o CEO da Kia, Ho Sung Song, revelou que a marca sul-coreana está igualmente a trabalhar num elétrico acessível, denominado EV1.
A Kia reivindica que os três novos modelos EV4, EV2 e PV5 virão contribuir para solidificar a liderança da marca nos veículos elétricos. O EV4, revelado como protótipo no EV Day da Kia de 2023, realizado em Seul, na Coreia do Sul, vai estar disponível nas carroçarias berlina e hatchback, e virá reforçar a oferta no segmento C.
Construídos a partir da plataforma E-GMP, o EV berlina e o EV4 hatchback partilham o mesmo estilo na secção frontal, destacando-se os grupos óticos com orientação vertical e as luzes de circulação diurna LED. A grelha inferior escura completa o visual, dando ao carro uma estética futurista.
O EV4 berlina terá um comprimento exterior de 4,73 metros, mais 30 centímetros do que o EV4 hatchback. A largura será a mesma - 1,86 metros -, o mesmo sucedendo com a altura, com 1,49 metros para o hatchback e 1,48 metros para a berlina.
Os dois modelos vão ser propostos em duas opções de bateria, com capacidade de 58,3 kWh e 81,4 kWh, que alimentam um motor elétrico de 150 kW (204 cv), localizado junto ao eixo dianteiro. O EV4 berlina base oferece uma autonomia de até 430 km e a versão Long Range oferece um alcance de até 630 quilómetros.
Para o EV4 hatchback, a Kia anuncia intervalos entre carregamentos de até 410 km para a versão base e de até 690 km para a Long Range. Em qualquer uma das carroçarias, a bateria de 58,3 kWh pode recuperar entre 10% a 80% da capacidade em 29 minutos e a de 81,4 kWh em 31 minutos.
Estes modelos serão disponibilizados com a tecnologia de condução autónoma Highway Driving, Head-Up Display de 12” projetado no pára-brisas e sistema de estacionamento remoto RSPA (Remote Smart Partially Assist). O interior vai possuir uma superfície digital constituída por dois ecrãs de 12,3”. O EV4 Hatchback vai ser produzido na Europa na Eslováquia, a partir do segundo semestre, e o EV4 berlina na Coreia do Sul, já a partir de meados de março. Os preços começam nos 37 mil euros.
EV2 Concept
Para o segmento B, a Kia apresentou o EV2 Concept, cuja versão de produção deverá chegar ao mercado em 2026, com preço de aproximadamente 30 mil euros. Segundo a marca sul-coreana, este SUV combina o espírito de inovação e aventura.
A sua avançada tecnologia, interior espaço e multi-configurável e as portas suicidas oferecem aos utilizadores a oportunidade para um estilo de vida urbano e a liberdade para explorar e interagir com as cidades de formas novas e mais excitantes.
O EV2 Concept carateriza-se pelas dimensões compactas, com um comprimento exterior de 4,06 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,58 metros. A distância entre-eixos de 2,57 metros permite oferecer uma amplo espaço no interior.
O design exterior é inspirado na linguagem “Opposites United” da Kia, destacando-se a iluminação diagonal em LED nas portas que acentuam o contraste entre os espaços dianteiro e interior.
PV5 Passenger
A Kia revelou igualmente a sua nova gama PV5 que contará com uma versão para transporte de passageiros, que consiste na interpretação por parte da marca sul-coreana do conceito baseado no Volkswagen ID.Buzz.
Construído a partir de uma evolução da plataforma E-GMP, denominada E-GMP.S (Electric-Global Modular Platform for Service), o PV5 oferece configurações flexíveis, graças ao sistema modular da carroçaria.
Com comprimento exterior de 4,70 metros, largura de 1,90 metros e altura de 1,92 metros, o seu estilo é caraterizado por um perfil geométrico sofisticado que sublinha o seu visual moderno e contemporâneo, oferecendo uma elevada visibilidade graças à ampla superfície vidrada, garantida por uma linha de cintura baixa. A área dos vidros é emoldurada por contornos em preto que contrastam com a cor da carroçaria.
O PV5 Passenger recebe uma configuração de três filas de bancos que podem ser otimizados para receber bagagens ou material de campismo. Na configuração 2+3+0, a primeira e segunda filas são usadas para acomodar passageiros e a última para bagagens. No arranjo 1+2-+3, o espaço ao lado do condutor é usado como área de bagagem.
O PV5 Passenger será proposto em duas opções de bateria, com 51,5 kWh ou 71,2 kWh, que alimentam um motor elétrico dianteiro com potência de 120 kW (163 cv) e um binário de 163 cv. A autonomia anunciada para a bateria com maior capacidade é de 400 quilómetros. Para recuperar entre 10% a 80% da carga são necessários cerca de 30 minutos.