Estudo. Proprietários de SUV fazem mais quilómetros por ano

2 years atrás - 9 Abril 2022, turbo
Estudo. Proprietários de SUV fazem mais quilómetros por ano
Os proprietários de SUV conduzem mais que os outros automobilistas, segundo revela o estudo internacional Observador Cetelem Automóvel 2022, realizado em 17 países.

Sabia que os proprietários de SUV conduzem mais do que os outros automobilistas? Esta é uma das conclusões do estudo Observador Cetelem Automóvel 2022 realizado por uma consultora em 17 países, entre os quais Portugal, África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos da América, França, Polónia, Reino Unido.

De acordo com o estudo, um proprietário de um SUV conduz uma média anual de 15.251 quilómetros, enquanto os proprietários de outros veículos percorrem 13.506 quilómetros. Em Itália e Espanha, a distância entre as duas categorias, chega a ser superior a três mil quilómetros. Os dados do estudo Observador Cetelem Automóvel 2022 indicam que essa tendência também ser verifica em Portugal, embora, em comparação com outros países, os portugueses façam, em média, menos quilómetros. 

O estudo refere que os proprietários portugueses de SUV efetuam uma média anual de 14.132 quilómetros, enquanto os proprietários de outros tipos de veículos conduzem cerca de 12.348 quilómetros, isto é, menos 1784 quilómetros.

Menos em cidade na Europa
Relativamente à utilização dos SUV, o estudo indica que fora da Europa são conduzidos, sobretudo, em cidade ou ambientes urbanos (58%), sendo mais utilizados neste contexto por condutores do Brasil (83%) e da China (72%).

Pelo contrário, a utilização do SUV na Europa está menos centrada na cidade e nos arredores (34%), nomeadamente na Bélgica e nos Países Baixos (16% e 20% respetivamente), países onde se opta mais pelo uso da bicicleta. 

Os automobilistas que possuem este tipo de veículo são consistentes na sua utilização. Para 68% o SUV é utilizado principalmente para ir de férias ou de fim-de-semana – mais sete por cento do que para os que são proprietários de outros veículos. 

Os inquiridos da Turquia, Polónia, Itália e Espanha são os que utilizam mais o SUV nas suas férias. Já os noruegueses, holandeses, chineses, britânicos e alemães são menos propensos a conduzir em lazer e em férias – tal como os portugueses, ainda que um pouco menos. 

Apoiamos a Ucrânia