A Volkswagen Veículos Comerciais apresentou o novo Transporter numa estreia mundial que teve lugar no IAA Transportation em Hanover. Todos os detalhes deste ícone da marca foram melhorados. Nunca o Transporter ofereceu tanto espaço e capacidade de carga, nem foi tão sustentável e económico; nunca o Transporter foi pensado de forma tão sistemática, até ao mais ínfimo detalhe.
Pela primeira vez na história do Transporter, este veículo multiuso para profissionais, estafetas e operadores de frotas estará disponível, de fábrica, como híbrido plug-in e como veículo elétrico, além das opções tradicionais a Diesel.
Será também lançada, juntamente com a sétima geração do Transporter, a nova Caravelle – o veículo VW entre os furgões. O facto de o design de ambos os modelos ter sido renovado é imediatamente evidente – mas igualmente claro é que a nova geração transportou o ADN dos seus antecessores de sucesso para a atualidade. Com as pré-vendas das versões de carga do Transporter já em curso, a estreia mundial no IAA marcará o início das encomendas para a maioria da gama.
O Cargo para todos. Com o lançamento da nova geração do Transporter, a Volkswagen Veículos Comerciais está a concretizar a sua estratégia de oferecer o veículo ideal para cada cliente. A atual gama de sétima geração centra-se em três veículos: o novo Transporter, o Multivan e o ID. Buzz.
A linha de produtos Transporter está dividida em duas categorias: veículos puramente comerciais e a gama Caravelle.
O Multivan é o veículo de lazer e negócios da gama e foi recentemente lançado também como a nova California, um veículo ‘camper’ redesenhado. Entretanto, o elétrico ID. Buzz e a sua versão comercial, o ID. Buzz Cargo, estão a tornar-se rapidamente os primeiros ícones da mobilidade elétrica sem emissões de carbono locais.
Juntos, os três modelos Volkswagen formam a gama mais extensa de furgões, autocarros e veículos ‘camper’ na sua classe no mercado. A nova gama de veículos da Volkswagen é exibida na sua totalidade pela primeira vez no IAA Transportation.
Tudo é possível. A gama de modelos das novas gerações do Transporter e Caravelle é impressionantemente ampla. O Transporter está disponível como furgão e com várias divisões e configurações de assentos, duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto.
O Kombi (transporte de passageiros) e o mais exclusivo Caravelle (shuttle, táxi de grande capacidade, furgão VW para famílias) também estão disponíveis com duas diferentes distâncias entre eixos. Único no segmento e uma variante característica da gama é a versão de caixa aberta e cabina dupla. Icónico: o Transporter e o Caravelle também estão disponíveis na versão todo-o-terreno PanAmericana.
Gama de sistemas de motorização perfeita para os nossos tempos. As exigências para os sistemas de motorização são mais complexas e diversificadas do que nunca. Empresas que operam principalmente em áreas urbanas procuram mobilidade elétrica para manter os custos de operação o mais baixos possível, enquanto as empresas urbanas com distâncias de viagem mais longas muitas vezes preferem híbridos plug-in. Já as empresas envolvidas no transporte de mercadorias de longa distância, montagem no local e transporte industrial geralmente optam por motores turbodiesel limpos.
A Volkswagen Veículos Comerciais responde precisamente a este espectro de necessidades com os novos Transporter e Caravelle. A potência das sete versões eficientes de motorização varia entre 81 kW (110 cv) e 210 kW (286 cv). Pela primeira vez, a gama de motores inclui um híbrido plug-in (eHybrid) e três motores elétricos (e-Transporter e e-Caravelle), além de três motores turbodiesel (TDI).
Dois dos TDI estão também disponíveis com tração integral 4MOTION. Esta é a gama de motorização ideal para as necessidades de mobilidade em constante mudança.
Notavelmente melhor em todos os aspetos. Comparado com o modelo anterior (T6.1), o Transporter e o Caravelle oferecem significativamente mais espaço, maior capacidade de carga útil e maior capacidade de reboque. O volume de carga do furgão com distância entre eixos e teto padrão aumentou mais de 10%, chegando a 5,8 m³. Com a longa distância entre eixos e teto alto, o volume de carga do furgão aumentou para 9,0 m³. Três paletes europeias cabem no compartimento de carga das versões de distância entre eixos longa.
A carga útil máxima também aumentou, podendo chegar a 1,33 toneladas (mais 0,13 toneladas). A Volkswagen também aumentou o peso máximo do reboque, que agora pode ser de até 2,8 toneladas, dependendo do sistema de motorização e do modelo (anteriormente 2,5 toneladas).
Posto de condução ergonómico e de alta tecnologia. O posto do condutor e dos passageiros foram significativamente melhorados. No novo cockpit, a Volkswagen Veículos Comerciais combinou o mundo digital de ecrãs e controlos com teclas físicas robustas, tornando os veículos fáceis e seguros de operar em qualquer situação profissional.
Isso inclui também a integração de várias portas USB-A, USB-C e de 12 V, bem como uma tomada de 230 V no assento do condutor, permitindo carregar ferramentas e dispositivos de todos os tipos. Os modelos híbridos plug-in e elétricos podem ser equipados com duas tomadas adicionais de 230 V no compartimento de carga; a potência total é de 2,3 kW.
Os mais recentes sistemas de assistência e iluminação proporcionam um aumento tangível em segurança e conforto. Em resumo, a sétima geração do Transporter é também a melhor geração do Transporter.
Nova gama de variantes – veículos pensados para especialistas
A nova gama Transporter inclui um vasto número de variantes. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o Transporter como furgão (compartimento de carga destinado apenas ao transporte de mercadorias), como furgão Plus (compartimento de carga com banco corrido de três lugares na segunda fila e divisória com janela de plástico) e como furgão com divisória em L (divisória metálica contínua em forma de L, atrás do banco do condutor e dos dois assentos individuais na segunda fila). As pré-vendas destas versões já estão abertas.
Além disso, o Transporter está agora disponível como Kombi, com até nove lugares (para transporte de passageiros) e – exclusivamente no segmento – como cabina dupla de seis lugares com distância entre eixos longa. Os modelos Kombi e furgão também estão disponíveis com teto alto e distância entre eixos alargada.
Caravelle nas versões base, Life e Style: O Caravelle é um modelo único: com até nove lugares, é a solução ideal para shuttle ou táxi de grande capacidade, desenvolvido para o transporte comercial de passageiros. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o Caravelle numa versão de entrada, como Life, com uma especificação de equipamento intermédia, ou como a versão topo de gama Style. O Caravelle também está disponível com distância entre eixos aumentada.
Opcionalmente, o Caravelle pode ser aprimorado com detalhes como um grande teto panorâmico, transformando-o numa espécie de moderno autocarro Samba.
Transporter e Caravelle como PanAmericana: A quarta geração do Transporter esteve disponível com um pacote de equipamento PanAmericana a partir de 2001. Com a quinta geração, o PanAmericana tornou-se uma versão independente e exclusiva do modelo, evoluindo para um verdadeiro clássico de culto. Por isso, não é surpresa que a Volkswagen Veículos Comerciais esteja também a oferecer esta sétima geração da linha de produtos como PanAmericana. Esta versão estará disponível tanto nas variantes furgão como Caravelle.
Com o seu design robusto para todo-o-terreno e detalhes de equipamento exclusivos, os modelos resistentes PanAmericana – especialmente nas versões com tração integral 4MOTION – são a escolha ideal para qualquer grande obra ou aplicação profissional fora de estrada.
Equipamento recém-configurado – tudo a bordo
Transporter bem equipado. A Volkswagen Veículos Comerciais expandiu significativamente o pacote de equipamento dos novos modelos Transporter em comparação com as versões anteriores. As seguintes funcionalidades são agora de série: faróis LED com Light Assist, faróis traseiros LED, travão de estacionamento eletrónico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12 polegadas (Digital Cockpit), sistema de infotainment (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto, serviços online e ecrã tátil de 13 polegadas), volante multifunções, sistema Keyless Start, sensor de chuva, sistema de manutenção de faixa Lane Assist, sistema de travagem de emergência Front Assist e exibição dinâmica de sinais de trânsito.
O furgão agora também vem equipado com uma divisória. O Kombi, equipado com janelas na parte traseira, destaca-se pelos três assentos individuais na segunda fila de assentos e por um sistema de áudio com seis, em vez de quatro, altifalantes.
Nova gama de motores – diesel, híbrido plug-in e elétrico
Três novos motores TDI. Uma gama de motorização completamente nova está disponível para o Transporter e Caravelle. Pela primeira vez, esta linha de produtos estará disponível não só com os importantes motores turbodiesel (TDI), mas também com um motor híbrido plug-in (eHybrid) recentemente desenvolvido e novos motores elétricos (e-Transporter e e-Caravelle).
Três novos motores TDI de 2,0 litros e quatro cilindros formam a base da gama de motores para a sétima geração do Transporter: eles desenvolvem 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv), respetivamente. Os motores TDI até 110 kW vêm equipados com uma caixa manual de seis velocidades. O TDI de 125 kW é sempre combinado com uma caixa automática de oito velocidades; esta é opcional para o TDI de 110 kW. Os modelos TDI a partir de 110 kW podem ser encomendados com tração integral 4MOTION.
Novo híbrido plug-in. O sistema de motorização híbrido plug-in (eHybrid), combinado com uma transmissão automática, oferece uma potência total de 171 kW (232 cv). O motor a gasolina turbo de 2,5 litros fornece sozinho um binário máximo de 320 Nm, enquanto o motor elétrico gera 205 Nm de binário. Os valores de consumo de combustível para as versões híbridas plug-in, que também estarão disponíveis com distância entre eixos curta e longa, serão publicados em breve. Os modelos com sistema híbrido plug-in possuem tração dianteira.
Três novos motores elétricos. O e-Transporter e o e-Caravelle estão disponíveis com potências de 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv). As baterias possuem uma capacidade de 64 kWh (úteis). Além disso, numa data posterior, haverá uma versão elétrica com potência reduzida e uma bateria menor, destinada ao transporte urbano de mercadorias.
Tal como os modelos TDI e eHybrid, o e-Transporter e o e-Caravelle serão oferecidos com duas distâncias entre eixos. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira.
Novo posto de condução – por profissionais para profissionais
Sentimento característico. Os interiores do Transporter e do Caravelle foram totalmente redesenhados e aperfeiçoados até ao menor detalhe. O objetivo claro do desenvolvimento foi criar um Transporter com as habituais características de design da Volkswagen, combinadas com o máximo de espaço e funcionalidade. A nova geração desta linha de produtos mostra que este objetivo foi plenamente alcançado.
Todos os proprietários de um T6.1 reconhecerão a posição elevada típica dos assentos, os ombros largos das portas e – nas versões com caixa manual – a posição elevada da alavanca da caixa de velocidades na nova geração do Transporter. Abra a porta, entre e experimente a sensação familiar de uma carrinha Volkswagen.
Nova configuração do cockpit. O novo Transporter é ligado através do botão de arranque do sistema Keyless Start, situado na parte superior do cockpit. O novo painel digital estende-se para a esquerda e para a direita, formando um eixo visual. Ele é composto pelo painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas (Digital Cockpit, com 30 cm de diagonal) e pelo ecrã tátil de 13 polegadas (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment de série (incluindo DAB+ e App Connect Wireless para Apple CarPlay/Android Auto).
Outro equipamento de série: um novo volante multifunções com botões fáceis de operar, mesmo com luvas. Tal como no Multivan e no ID. Buzz, o novo Transporter agora conta com travão de estacionamento elétrico com função Auto Hold. O comando do travão de estacionamento elétrico foi movido para a zona do painel de instrumentos, libertando mais espaço no piso para permitir o acesso à parte traseira (dependendo da versão e do tipo de divisória). O seletor da caixa automática (de série ou opcional, dependendo da motorização) agora é um comando na coluna de direção.
Como antes, a alavanca da caixa manual permanece na consola central. Nas versões automáticas, esta área inclui dois suportes para copos, que podem ser cobertos com uma tampa deslizante. Existem ainda suportes adicionais para copos e compartimentos práticos para armazenar diversos objetos na parte superior do painel de instrumentos.