Está a pensar comprar um carro usado? Atenção aos sinais!

1 ano, 9 meses atrás - 28 Abril 2021, turbo
Está a pensar comprar um carro usado? Atenção aos sinais!
Comprar um carro usado, especialmente quando não num concessionário oficial da própria marca, implica, muitas vezes, alguns cuidados. Razão pela qual deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre os sinais a ter em atenção, para que tudo corre pelo melhor!

Especialmente em países como Portugal, em que os automóveis usados continuam a ter um peso substancial no mercado, com os números mais recentes a apontarem, inclusivamente, no sentido de uma proporção de 3 para 1, nas vendas entre veículos usados e novos, dar atenção ao veículo usado que se prepara para comprar, é sempre uma boa ideia. Nomeadamente, não deixando de procurar e ler os sinais e as marcas que o Tempo e a Utilização deixaram, e que são os melhores indicadores para uma boa compra.

Até porque nem todos os consumidores reduzem a sua procura, por um usado, apenas e só, a veículos certificados pelas próprias marcas automóveis, saber o que e como procurar, mantendo-se atento a esses alertas que o próprio automóvel transmite, é um aspecto aspecto-chave na compra de um usado. Sob pena de e como diz o ditado, acabar comprando “gato por lebre”.

Assim e porque não queremos que caia no conto do vigário, recordamos-lhe alguns aspectos e sinais a que deve estar atento, sempre que for ver um carro usado. Porque, também diz a sabedoria popular, “o seguro morreu de velho”!

Exterior
Tenha atenção às pequenas amolgadelas, assim como a espaços exagerados entre painéis ou até mesmo a painéis ondulados. Caso existam, pode ser sinal de que o carro esteve envolvido em algum acidente e que a carroçaria não foi reparada como deveria ter sido.

Carroçaria
Atente à ferrugem que possa estar a despontar, ou até mesmo já esteja acumulada, por exemplo, nos arcos das rodas.

Motor
Muita atenção ao compartimento do motor, por exemplo, caso se apresente excessivamente limpo. Verifique as juntas do painel e se existem sinais de lascas de tinta ou ferrugem. Confirme que não há nada solto, como peças partidas ou fugas. E, já agora, é também aconselhável que ouça o motor a trabalhar, para que perceba se tem uma boa sonoridade, ou seja, um som suave e contínuo. Finalmente, verifique, também, o nível, a cor e a consistência do óleo, já que este diz muito sobre o interior do motor.

Correia de distribuição
Confirme que a correia de distribuição está em boas condições. Caso tenha sido mudada, procure saber se a operação foi feita de acordo com as diretrizes da marca.

Tubo de Escape
Dê uma volta com o automóvel e acelere um pouco, de forma a conseguir verificar se, o fumo expelido pelo escape, não é de tonalidade azul. Caso seja, então, isso significa que poderá estar a queimar óleo em demasia. Já no caso do fumo ser negro, poderá indicar problemas com os injetores.

Pneus
Verifique eventuais danos nas paredes laterais e, já agora, o traçado do mesmo.

Quilometragem
A primeira coisa que deve observar é o odómetro e constatar se, face àqueles que são os sinais de uso do veículo, não foi adulterado.

Componentes elétricos
Não deixe de verificar se todos os componentes elétricos internos estão a funcionar, como é o caso do painel de instrumentos, ar condicionado, rádio, navegação, janelas, bancos, e todos os restantes elementos.

Travões
Circule com o automóvel e verifique a atuação dos travões. Nomeadamente, se atuam de forma continua e eficaz, e se o pedal do travão responde à força e pressão que é aplicada sobre o mesmo. Não se esqueça de verificar, igualmente, os discos de travão, procurando riscos fundos ou marcas de mau uso.

Transmissão
Em andamento e no caso de estarmos a falar de uma transmissão manual, as velocidades devem mudar de forma suave e fácil, ao mesmo tempo que, a embraiagem não deve oferecer resistência. Já em caixas de mudanças automáticas, verifique as luzes de aviso e qualquer vazamento que possa existir.

Volante
Em condução, deverá atentar à suavidade, ao ruído, mas também às vibrações. Exceptuando a primeira, tudo situações que não devem existir.

Documentos
Embora usado, o veículo deve ter todos os documentos, incluindo, o manual do utilizador.

Chaves
Nunca compre um veículo usado sem que, com ele, venham também as duas chaves.

Support Ukraine