O Škoda Enyaq foi lançado em 2020 e desde então já vendeu mais de 250 mil unidades globalmente, das quais 75 mil só em 2024. Agora, para começar o ano com o pé direito, a marca checa apresentou o Enyaq com uma imagem renovada e muito mais.
As maiores diferenças estão na dianteira, que agora incorpora a linguagem de design Modern Solid, à semelhança do que vimos no Elroq, que a estreou. A assinatura luminosa é nova, formada por grupos óticos bipartidos com faróis LED Matrix. Por sua vez, o logótipo da Škoda desapareceu da frente e da traseira para dar lugar ao nome da marca.
Mais aerodinâmico
As alterações na dianteira não têm apenas um impacto visual como também têm um impacto aerodinâmico. A face mais fina viu a transição para o capô ser otimizada, assim como o foram as entradas de ar. Além disso, o espaço foi reduzido entre o radiador e o para-choques dianteiro e as jantes têm novo desenho, que foi aerodinamicamente otimizado.
Tudo isto ajudou a melhorar o coeficiente aerodinâmico (Cx) do Enyaq, que passou de 0,264 para 0,245. O Skoda Enyaq Coupé faz ainda melhor, com um Cx de 0,225 (face aos 0,234 da versão anterior). Curiosamente, este SUV elétrico passa a ser o modelo mais aerodinâmico da atual gama da Škoda.
Interior pouco mudou
Se por fora é fácil ver o que mudou, no interior é quase como fazer um jogo das diferenças. Pouco ou nada mudou. A exceção é o volante redesenhado, que também é aquecido de série. O mesmo acontece para a oferta de bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado de três zonas e preparação para reboque.
O Škoda Enyaq continua a vir equipado com um ecrã de infoentretenimento de 13′ e um de 5″ para o painel de instrumentos. Opcionalmente, está ainda disponível um head-up display com realidade aumenta.
A Škoda oferece quatro pacotes opcionais: Clever, Plus, Advanced e Maxx, que diferem entre si por uma série de opções individuais como teto de abrir panorâmico, instalação de reboque e bomba de calor.
Para além disto, também os sistemas de assistência à condução de série têm agora uma oferta mais alargada, como o alerta de tráfego traseiro, aviso de saída, proteção preditiva de ciclistas e assistência às curvas, entre outras funcionalidades.
Duas baterias, três motorizações
O Škoda Enyaq 2025 passa a estar disponível com duas baterias com uma capacidade total de 63 kWh e 82 kWh e três motorizações. A autonomia também cresceu, em parte justificada pela aerodinâmica mais eficiente. A gama fica composta da seguinte forma:
A potência máxima de carregamento (DC) passa a ser de 165 kW no Enyaq 60 e de 175 kW no Enyaq 85x. Antes não ia além dos 135 kW. Isto significa que a bateria de 82 kWh pode ser carregada entre 10% a 80% em 28 minutos, em estações de carregamento rápido (corrente contínua — DC).
Já a bateria de 63 kWh leva apenas 24 minutos para o mesmo exercício. Em corrente alternada (AC), todos os modelos carregam até 11 kW.
Quando chega?
As encomendas do novo Škoda Enyaq 2025 abrem hoje, no dia 9 de janeiro, com preços a começar nos 44 mil euros.