O percurso começou em 2003, com a criação, pela própria Suzuki Motor Corporation, da sua filial em Espanha, a Suzuki Motor Ibérica, liderada por Koji Tarumoto e com uma estrutura de 32 pessoas, uma rede de 63 concessionários e um centro logístico de peças em Manzanares, Ciudad Real, Espanha.
A partir daí, decorreriam duas décadas, ao longo das quais a Suzuki Motor Ibérica não só acabou por absorver a Suzuki Motor Espanha, filial dedicada à fabricação e comercialização de motos, em 2014, como comercializou mais de 160.000 veículos no país vizinho e 2.500 em Portugal (neste caso, a partir de 2015). Garantindo, igualmente, o serviço pós-venda aos mais de 260.000 automóveis Suzuki que fazem parte do parque automóvel.
Para Juan López Frade, presidente da Suzuki Ibérica desde 2017, “foram duas décadas muito intensas que vivi na primeira fila, porque eu cheguei à recém-nascida Suzuki Ibérica em 2003, como diretor geral comercial e de marketing”.
Passados que estão 20 anos sobre o início do percurso, López Frade afirma querer “agradecer ao público espanhol, andorrano e português pelo carinho, simpatia e aceitação que sempre demonstraram para com a Suzuki; a todos os que fazem e fizeram parte desta família, a dedicação, o talento e o esforço que colocaram para fazer a Suzuki crescer; e à rede de concessionários, a confiança que sempre depositaram na marca e ao seu empenho em a tornar cada vez maior. Com esta marca e esta equipa enfrentamos qualquer desafio”.
A gama passada e presente
A terminar, recordar que, depois de ter começado com uma gama composta pelos modelos Alto, Wagon R+, Liana, Ignis e Grand Vitara, todos disponíveis com motores a gasolina e diesel, à excepção do Alto, a Suzuki Motor Ibérica oferece, hoje em dia, nos mercados em que opera, uma gama sustentada em cinco tecnologias híbridas e sete modelos eletrificados.
Como propostas híbridas a Suzuki conta Ignis, Swift, Swift Sport, Vitara e S-Cross Mild Hybrid, sendo que os dois primeiros optam por sistemas de 12V, enquanto os restantes recorrem a arquitecturas elétricas de 48V.
Já os modelos Swace, Vitara e S-Cross Strong Hybrid, recorrem a diferentes sistemas híbridos auto-recarregáveis, enquanto o Across dispõe de um sistema híbrido plug-in (PHEV) que oferece 75 km de autonomia em modo elétrico (WLTP), sem gerar emissões poluentes.
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