A Peugeot confirmou que está a desenvolver um e-208 GTi, uma versão desportiva do atual utilitário elétrico.
A decisão foi tomada sob a liderança do novo CEO da empresa, Alain Favey, que vê na sigla “GTi” um pilar fundamental da identidade da marca francesa.
Embora os detalhes técnicos ainda não tenham sido revelados, espera-se que o futuro 208 GTi elétrico siga a receita do Abarth 600e, uma vez que são construídos sobre a mesma plataforma, a e-CMP.
O crossover italiano utiliza um motor elétrico dianteiro de 237 cv com um diferencial autoblocante da Torsen. Embora pese 1625 kg, cumpre os 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos.
“Começaremos com o 208 e estamos definitivamente a ouvir as vossas opiniões, assim como de todos os nossos clientes. Não excluímos a possibilidade de outras variantes do 208 GTi com o emblema GTi, mas por enquanto não há absolutamente nada planeado nesse sentido”, explicou Favey, em declarações à Autocar.
Muitas possibilidades
A receção ao e-208 GTi poderá influenciar o desenvolvimento de uma versão desportiva do Opel Corsa elétrico, uma vez que partilham a mesma plataforma.
Além disso, se a receção exceder as espectativas, pode ser que haja espaço para uma edição especial na linha do 208 GTi by Peugeot Sport, tal como a Abarth tem com o 600e Scorpionissima, que debita 278 cv.