Da Bélgica a Portugal a pedalar pelo bem do ambiente

7 Setembro 2018 - Jornal de Notícias

Da Bélgica a Portugal a pedalar pelo bem do ambiente

João Pedrosa, 27 anos, está há quase um mês a fazer o percurso de Bélgica até Portugal em bicicleta. O objetivo é mostrar que há "alternativas aos transportes poluentes" e, pelo caminho, estimular a reflorestação de solo luso.

Foi com abraços e caras molhadas que João Pedrosa foi recebido esta quinta-feira, às 15.30 horas, junto à Torre dos Clérigos, no Porto, pela namorada e amigos. Ainda não tinha descido da bicicleta que o acompanhou nos últimos 27 dias e já o suor se juntava às lágrimas dele e dos outros.

João veio a pedalar desde Lovaina, Bélgica, onde esteve nos últimos quatro anos a completar o doutoramento em Ciências Biomédicas. Desmontar a companheira de passeios e trazê-la no avião, no regresso a casa, "não tinha tanta piada" como montá-la. Por isso, fez-se à estrada e, pela primeira vez nos 27 anos de vida, andou cerca de 3400 quilómetros sobre duas rodas (120 por dia), ao longo de um percurso que começou no dia 11 de agosto, naquela cidade belga, e não terminou no ex-líbris portuense. Prolonga-se na sexta-feira até à Figueira da Foz, onde reside e onde deverá chegar durante a tarde, se as pernas ajudarem.

Com alguma apreensão, mas uma vontade maior de enfrentar os riscos da vida de estrada, foi na bicicleta que levou a casa onde tem dormido. Uma tenda e um colchão, que todos os dias montava e desmontava no parque de campismo mais próximo, foram suficientes para recarregar baterias. "Fui totalmente independente", conta João, que começava a pedalar de manhã e parava ao fim da tarde, pelas 18 horas. De resto, "só precisava de fazer pausas para me abastecer de água e comida", acrescenta. O percurso mais difícil, a nível físico, foi o dos Picos da Europa, "bem puxados, mas muito gratificantes, com paisagens fantásticas".

"Cycling back Home" (Pedalar de volta a casa) - assim chamou a iniciativa - é mais do que um fim em si mesmo. Serve para mostrar que "há alternativas aos transportes poluentes". "É um símbolo de transporte sustentável, que compensa o dióxido de carbono que libertamos", confessa. Se a ideia, por si só, já era amiga do ambiente, João deu-lhe ainda mais dimensão. Motivado pelos catastróficos incêndios do ano passado - João estava de passagem por Portugal nessa altura -, o figueirense aliou-se a um projeto de reflorestação já existente, o Semente Sorridente, e promoveu-o nas redes sociais com o objetivo de "replantar o que se perdeu". Em cima de uma bicicleta e com acesso condicionado à Internet, conseguiu levar seguidores, entusiastas e curiosos a comprarem 67 árvores para plantação.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha