Conhece os melhores meses para comprar carro?

4 years, 1 month atrás - 14 Fevereiro 2020, turbo
Conhece os melhores meses para comprar carro?
Analisando os dados do mercado automóvel nacional nos últimos anos, é no segundo trimestre que a vontade dos portugueses comprarem carro surge em maior evidência

Habitualmente diz-se que os melhores meses para comprar carro são no fim do ano. E existem motivos que suportam esta ideia. Primeiro, porque os vendedores procuram atingir os seus objetivos pessoais de vendas. Depois, porque as marcas podem fazer descontos (ou antecipar matriculações) para tentar subir no ranking de vendas. Mas se tudo isto parece bastante lógico, os números desmentem esta visão.

Na realidade, olhando para os rankings acumulados de vendas dos últimos cinco anos (2014-18), a primeira metade do ano é o momento onde se adquirem mais veículos no nosso país. Março, depois de chegarem as primeiras novidades ao mercado, é mesmo o mês onde se vendem mais carros em Portugal. Nos últimos cinco foram 114.580 ligeiros de passageiros saídos dos concessionários.

Depois os melhores resultados concentram-se no segundo trimestre. Junho é o segundo mês mais produtivo do mercado nacional, com 111.227 unidades transacionadas. Depois surge maio, que também atinge a barreira dos seis dígitos, com 100.265 vendas. Abril (83.979 viaturas), Julho (82.905 veículos) e Fevereiro (82.556 carros transacionados) completam a lista dos seis meses produtivos do mercado automóvel nacional.

Agosto é o pior mês...

Habitualmente considerado como o mês de férias dos portugueses, em agosto também o mercado automóvel "tira férias". É mesmo o período com menos vendas de automóveis nos últimos cinco anos. São apenas 55.184 unidades no acumulado. Talvez ocupados com as despesas escolares e o regresso ao trabalho, setembro segue esta má tendência. Os registos da derradeira meia década indicam 63933 unidades transacionadas. Não sabemos se o motivo está nas promessas de contenção de despesas no ano novo, mas a verdade é que janeiro completa o pódio dos meses menos produtivos do mercado automóvel. No arranque dos últimos cinco anos venderam-se 64578 carros.

Estes dados também comprovam que a primeira metade do ano costuma ser mais positiva para o comércio automóvel. Durante o semestre inicial foram vendidos, ao longo dos últimos cinco anos, 557.185 automóveis. Já nos derradeiros seis meses o resultado fica somente nas 422290 viaturas comercializadas. Portanto, se estiver a pensar comprar carro, talvez o momento ideal seja mesmo durante a primeira metade do ano...

Apoiamos a Ucrânia