Hoje em dia já um dos modelos de maior sucesso na oferta da marca de Mladá Boleslav, o Skoda Enyaq acaba de ganhar, também ele, a sua versão RS, sinónimo de prestações e comportamento mais desportivo.
Partindo das mesmas linhas da versão standard, facto que o torna, por exemplo, menos aerodinâmico que o Coupé (0,265, contra 0,234 deste último), além de com menor autonomia (anuncia 500 km, contra 642 km do Coupé), o Enyaq iV RS dispõe de tracção às quatro rodas, graças à configuração de dois motores elétricos.
Fruto desta configuração, a mesma, por exemplo, dos “primos” Volkswagen ID.4 GTX e ID.5 GTX, o RS 100% elétrico da Skoda consegue prometer uma potência combinada de 299 cv, além de um binário máximo de 460 Nm. Valores com os quais não só acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos, como também atinge uma velocidade máxima de 180 km/h… limitada electronicamente, bem entendido.
Igualmente ao serviço deste trem de força, surge uma bateria de iões de lítio de 82 kWh, que pode ser recarregada em postos rápidos com potências até 135 kW, onde repor entre 10 a 80% da carga demora apenas 36 minutos, segundo a Skoda.
Já no domínio do desempenho, destaque para a presença do já conhecido sistema de quatro modos de condução – Eco, Comfort, Normal e Sport -, com a novidade a residir na inclusão de uma opção Traction. Que a marca checa diz ser indicado para utilização em superfícies mais escorregadias e estradas não pavimentadas, já que garante uma maior preponderância e eficácia da parte da tracção às quatro rodas, desde que mantido a velocidades até 20 km/h.
Visual a condizer
Finalmente e no que à decoração diz respeito, realce, no exterior, não somente para a disponibilização do mesmo Verde Mamba que já existia no Octavia RS, como também para a presença, no equipamento de série, da variante mais aerodinâmica das jantes de 20″ (ou 21″, em opção), além dos faróis Matrix Full-LED e de um reflector traseiro idêntico ao existente nas versões RS do Octavia e do Kodiaq.
A finalizar, a grelha frontal iluminada com os seus 131 LEDs, a que a Skoda dá o nome de ‘Crystal Face‘, os farolins full-LED, vários detalhes em preto e o já tradicional emblema RS a verde, montado nos pára-lamas dianteiros.
Passando ao habitáculo, bancos de concepção mais desportiva e revestidos a tecido Suedia preto, o mesmo usado no tablier, com ambas as superfícies a receberem ainda pespontos contrastantes, na cor verde. Sendo que, a acompanhar estas soluções, surgem ainda acabamentos em fibra de carbono falso nas portas, forro de tejadilho e pilares em preto, um volante cortado na base e iluminação ambiente na cor verde.
Chega em 2023
Proposta que vem engrossar a oferta numa gama que é já um verdadeiro best-seller no seio da marca checa, o Enyaq iV RS deverá iniciar comercialização na Europa em 2023.