Desde que há Campeonato nacional que a grande final é no concelho de Paredes e em 2019 não podia ser diferente.
Depois do Parque da Cidade, de Rebordosa e de Gandra, em 2018 a caravana do CPT4x4 assentou arraiais em Vandoma e em 2019 repetiu o local.
Uma pista 100% natural que fez as delícias do público e das equipas. No final das 3 horas de resistência desta 6.ª e derradeira etapa levou a melhor Cláudio Ferreira (Auto Higino) que faz história e se sagra o primeira bicampeão nacional absoluto de trial 4×4.
Foi um ano desafiante para Cláudio Ferreira, cheio de altos e baixos. Arrancou a época com uma vitória, fez péssimos resultados em Mação e Famalicão, trocou de navegador a meio da competição, mas nunca baixou os braços. Ao título absoluto soma ainda o título de tricampeão da Classe Super Proto. Rui Rocha (Team Rj69) conseguiu alcançar o objetivo pelo qual tanto lutou: ser campeão nacional.
Chegou a Paredes em desvantagem, a 12 pontos de Marcelo Lopes (Team Lucrofusão), mas depois de 3 horas muito duras de resistência conquistou a vitória que lhe valeu o título de campeão da classe Proto. Carlos e Rafael Gomes entraram em pista para confirmar o título logo no ano de estreia. A matemática já lhes era favorável, mas a ausência do principal concorrente garantia a festa da dupla.
O campeão da Promoção, João Fernandes, já com o título conquistado em Moimenta da Beira, arriscou experimentar a Extreme e impôs o ritmo da prova. Venceu com – voltas à pista, mais – do que o segundo classificado.
O campeão da Promoção, João Fernandes (Jovi Team), com o título já assegurado, resolveu experimentar a classe Extreme em Paredes e foi muito bem sucedido. Completou 14 voltas ao circuito, mais 5 do que segundo e terceiro classificados.
Destaque ainda para as vitórias de Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças Team) na classe UTV/Buggy, César Carneiro e Paulo Silva (Team Sequeiros) em Promoção e Nuno Urbano e José Luís Rosário (Urbano & Urbano) em Fun.
Os campeões nacionais de trial 4×4 têm presença garantida na Gala dos Campeões da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting – num reconhecimento do CPT4x4 e da própria modalidade.
Classe Absoluto
- Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
- Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
- Sérgio Ferreira – Jimmy's 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Super Proto
- Cláudio Ferreira – Crawler Mercedes – 10 voltas
- Laurindo Mendonça – Jimny Proto Crawler – 9 voltas
- Sérgio Ferreira – Jimmy's 4×4 48PC2 – 8 voltas
Classe Proto
- Rui Rocha – Toyota Land Cruiser BJ40 – 7 voltas
- António Henriques – Proto XS5 – 7 voltas
- Luís Bacelo – Nissan Patrol – 5 voltas
Classe Extreme
- João Fernandes – Nissan Patrol GR (Y60A) – 14 voltas
- Bruno Bastos – Nissan Patrol Y 60 – 9 voltas
- Carlos Gomes – Nissan Proto – 9 voltas
Classe Promoção
- César Carneiro – Suzuki Samurai – 7 voltas
Classe UTV/Buggy
- Carlos Martins – Bombardier Can-Am Maverick – 9 voltas
Classe Fun
- Nuno Urbano – Nissan Patrol Y60 – 8 voltas
- Pedro Pereira – Nissan Patrol – 1 volta