Ciclista diz ter sido abalroado por patrulha da GNR

30 Julho 2018 - Jornal de Notícias

Ciclista diz ter sido abalroado por patrulha da GNR

Daniel Coelho, um ciclista de Sintra, queixa-se de ter sido abalroado por uma viatura da GNR, na tarde de terça-feira, junto ao Palácio Nacional de Sintra, por estar a circular onde, alegadamente, não estava autorizado, apurou o JN.

"Estava a andar de bicicleta em Sintra, perto da rotunda da Câmara. Vinha da Volta do Duche em direção à vila", começou por contar o ciclista, de 33 anos ao JN. "Entrei numa rua com a sinalização de sentido proibido para os carros, mas permitido a bicicletas".

Dez metros depois, Daniel Coelho viu um carro da GNR que vinha no sentido oposto. "Vi um gesto, pensei que era para abrandar", disse, acrescentando que abrandou, mas continuou o seu caminho. Uma buzina fez com que se encostasse um pouco à direita. "Nunca olhei para trás", sublinhou.

Já fora da rua, perto do Palácio Nacional de Sintra, ouviu a sirene da viatura policial e voltou a encostar-se à direita. Nesse momento, terá sido abalroado pela viatura. "O polícia disse que eu estava a cometer um crime", explicou o homem que, para ter provas do incidente, começou a tirar fotografias com o telemóvel ao carro da GNR em cima da bicicleta.

"Disse-me que estava a cometer outro crime ao fotografar uma autoridade e pressionou-me a apagar as fotografias", referiu, mas Daniel não obedeceu.

O militar chamou um colega do posto da área e Daniel acompanhou-os, "de boa-fé, para resolver as coisas". Segundo o homem, os militares continuaram a pressioná-lo para apagar as fotografias porque se estava a "enterrar mais".

Acabaram por lhe confiscar o telemóvel, obrigando-o a desbloqueá-lo, e apagaram as fotografias. A única prova com que Daniel ficou foi uma fotografia que tinha publicado no Facebook.

O homem saiu do posto mais de uma hora depois com três multas: duas por, alegadamente, não ter cedido passagem a peões em passadeiras e uma por não ter obedecido à ordem de paragem da GNR. Em relação aos danos na bicicleta, a GNR ter-lhe-á dito que teria de falar com uma seguradora.

Daniel Coelho disse, ainda, ter ficado ferido durante o incidente, tendo ido ao hospital na quarta-feira para tratar uma lesão, para a qual lhe foi prescrito o uso de um colar cervical.

O ciclista revelou que irá formalizar uma queixa contra aquela policia.

A GNR, apesar de instada pelo JN, optou por não esclarecer os contornos do incidente.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochevroletchinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaioffroadOlhãoOliveira de AzeméisopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche PanameraPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carreplicarestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão João da MadeiraSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha