
A ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável, aproveitou o Dia Europeu Sem Carros, que se celebra hoje, 22 de setembro, para sublinhar a urgência de criar uma Zona de Zero Emissões (ZZE) na Baixa de Lisboa. A medida é vista pela associação como essencial para cumprir as metas climáticas e a legislação nacional e europeia sobre a qualidade do ar.
Em causa, está o facto de Lisboa, segundo a associação, enfrentar um aumento contínuo do número de automóveis a entrar diariamente na cidade, intensificando problemas de trânsito, ruído e poluição do ar.
Em colaboração com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a associação realizou medições da qualidade do ar na Baixa de Lisboa, nomeadamente na Rua do Ouro, Rua da Madalena e na Avenida da Liberdade.
Os resultados revelaram níveis de dióxido de azoto (NO₂) até quatro vezes superiores aos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e acima dos limites legais previstos para 2030. “Estes resultados mostram o falhanço da atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER), que se encontra totalmente desatualizada e sofre de falta de fiscalização”, disse em comunicado a ZERO.
| Poluentes (μg/m3) | Partículas inaláveis (PM10) | Partículas finas (PM2,5) | Dióxido de azoto |
|---|---|---|---|
| OMS* | 15 | 5 | 10 |
| Legislação nacional/ europeia 2030*2 | 20 | 10 | 20 |
| R. do Ouro*3 | 12 | 6 | 21 |
| R. da Madalena*4 | 13 | 6 | 36 |
| R. da Madalena*5 | 20 | 12 | 36 |
| Av. da Liberdade*6 | 23 | NA | 43 |
* Média anual recomendada
*2 Média anual
*3 Média 5 a 18 de novembro de 2024
*4 Média 1 a 15 de outubro de 2024
*5 Média 1 a 15 de agosto de 2025
*6 Média anual 2024. Dados da estação de monitorização gerida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)
Fonte: ZERO* Média anual recomendada
O que propõe?
A associação defende que a circulação na Baixa de Lisboa fique restrita a veículos 100% elétricos, limitando o acesso de carros de não residentes e garantindo o uso exclusivo das vias BUS (autocarro) para transporte público totalmente eletrificado.
A ZERO sugere ainda melhorias na mobilidade pedonal e ciclável, além de uma reconfiguração total de avenidas como a Liberdade e Almirante Reis.
Quer comprar um carro elétrico?
“Lisboa precisa de modos de transporte que maximizem a capacidade por metro quadrado — como transporte público regular e flexível, bicicletas e deslocações pedonais”, acrescenta a ZERO.
Para a associação, é fundamental que a implementação das ZZE envolva todos os interessados — moradores, comerciantes, autoridades municipais e futuros eleitos nas autárquicas —, garantindo um processo participativo. A associação apoia ainda a petição lançada pela Associação dos Moradores e Amigos de Santa Maria Maior, que reivindica uma Baixa livre de veículos poluentes.
Notícias Relacionadas