As 15 infrações mais graves que lhe podem custar (muito) caro

30 Outubro 2019 - Auto Monitor

Illustration

Sabe quais são as infrações mais graves e as sanções aplicadas? O Automonitor explica-lhe tudo.

1. Circular sem seguro

Para circular na estrada, todos os veículos devem ter seguro e ter o dístico colocado em local visível. A ausência de seguro implica uma multa de responsabilidade civil – que pode ir dos 500 aos 2.500 euros. Caso se tenha esquecido de colocar o dístico no pára-brisas, a multa pode ir de 250 a 1.250 euros. Neste último caso, pode reduzir a multa para metade se fizer a prova da existência do seguro.

2. Contramão

Circular com o veículo em sentido oposto ao legalmente estabelecido é punível com uma multa que pode ir dos 250 aos 1250 euros.

3. Entradas e saídas da autoestrada

À entrada e saída da autoestrada deve circular pela via que aparece indicada na sinalização. Se entrar ou sair da autoestrada por um lugar diferente arrisca-se a uma multa que pode ir de 250 a 1.250 euros.

4. Não circular pela direita na autoestrada

Nas autoestradas deve circular sempre na via mais à direita, exceto em caso de ultrapassagens. O não cumprimento desta regra pode levar a uma multa que varia entre os 60 e 300 euros.

5. Ultrapassagens

As ultrapassagens devem ser sempre esquerda, assegurando que estão reunidas as condições para que se possa proceder à manobra. Quem circular em sentido oposto ao estabelecido é sancionado com coima de 250 a 1250 euros.

6. Condução sem carta válida

A condução sem carta ou com carta caducada, há mais de 5 anos, é considerada crime e implica a detenção imediata do infrator, podendo levar a uma pena de prisão até dois anos.

7. Desobediência à ordem de um agente de autoridade

A desobediência à ordem de paragem de um agente de autoridade com competência para regular e fiscalizar o trânsito (ou dos seus agentes devidamente identificados) será sancionada com uma coima que pode ir de 500 a 2.500 euros.

8. Condução não autorizada de ciclomotores

Se for titular de carta de ciclomotores até 50 cm3 ou motociclos até 125cm3 e conduzir veículos de categoria diferente está a cometer uma infração muito grave e incorre numa multa que pode ir de 700 a 3.500 euros. No caso de conduzir um veículo de categoria diferente daquela a que está habilitado a multa varia dos 500 aos 2500 euros.

9. Parar na faixa de rodagem

É estritamente proibido parar ou estacionar em rotundas, túneis e passagens de nível. Não deve ainda estacionar nem parar a menos de 5 metros de cruzamentos e passagens de peões. Quem infringir estas orientações arrisca-se a uma coima que pode ir de 30 a 300 euros.

Fora das localidades, a paragem ou o estacionamento nas faixas de rodagem e a menos de 50 metros para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de visibilidade reduzida é punível com uma multa de 250 a 1250 euros.

10. Triângulo

Em caso de avaria ou acidente, deve sinalizar o local e colocar devidamente o triângulo de sinalização. Caso não o faça, arrisca-se a uma multa que pode ir de 100 a 500 euros.

11. Luzes

No cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais – ou quando o veículo transite a menos de 100 metros daquele que o precede -, deve evitar usar as luzes em máximos para não encandear os outros condutores e animais. Caso não o faça, pode ser sancionado com uma coima de 60 a 300 euros.

12. Condução sob influência de substâncias psicotrópicas

Os condutores que sejam apanhados a conduzir sob influência de substâncias psicotrópicas pode ser punidos com uma multa entre 500 a 2.500 euros.

13. Excesso de velocidade

No caso dos veículos ligeiros de passageiros, a velocidade máxima a que podem circular é de 50 km/h nas cidades, 120 km/h nas autoestradas e 90 km/h nas restantes vias reservadas a automóveis e motociclos. Quem exceder os limites máximos de velocidade é sancionado com o pagamento de uma multa entre os 60 e os 2.500 euros.

14. Distância entre veículos

O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste – caso não o faça, a multa será entre os 60 e os 300 euros.

15. Álcool

Conduzir sob o efeito de álcool é punível com uma coima que pode ir de 250 a 2.500 euros e que pode levar a uma pena de prisão até um ano.

Caso seja apanhado com uma taxa de álcool no sangue entre 0,50 g/l e 0,80 g/l, arrisca-se a uma multa de 250 a 1.250 euros, tendo em conta que se trata de uma infração grave.

Se a taxa de álcool no sangue variar 0,80 g/l e inferior a 1,20 g/l é considerada uma infração muito grave, punível com multa de 500 a 2.500 euros.

Já uma taxa igual ou superior a 1,20 g/l de álcool no sangue é considerada crime e punida com pena de prisão até um ano.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YaristrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha