Vila Nova de Gaia recebe primeira estação de carregamento multimarca

3 years, 8 months atrás - 2 Agosto 2020, turbo
Vila Nova de Gaia recebe primeira estação de carregamento multimarca
Power Dot inaugurou primeira estação de carregamento para veículos elétricos em Portugal. Localizado em Vila Nova de Gaia, o espaço resultou da conversão de uma bomba de combustível tradicional e permite carregar quatro veículos em simultâneo.

A cidade de Vila Nova de Gaia recebeu a primeira estação de serviço exclusiva para o carregamento de veículos elétricos em Portugal. O espaço está localizado na rua Rocha Leão e resultou da conversão de um antigo posto de combustível.

Operada pela empresa portuguesa Power Dot, a infraestrutura ocupa uma área de 400 m2 e representou um investimento de 250 mil euros.

A primeira estação de carregamento de veículos elétricos multimarca dispõe de dois postos de carregamento rápido de 50 kW, ligados à rede pública Mobi.E, com capacidade para carregamento de quatro veículos em simultâneo. A estação está aberta 24 horas por dia.

O espaço alberga ainda uma loja destinada à venda e ao aluguer de bicicletas e scooters elétricas, além de um 'lounge' para descanso.

A taxa de utilização do serviço será de 0,09 euros por minuto, acrescendo o valor da eletricidade consumida que será pago ao fornecedor de energia. Os carregamentos efetuados no posto de Gaia permitirão evitar emissões anuais de 20 toneladas de dióxido de carbono.

Objetivo é chegar a 100 munícipios este ano
A inauguração desta "bomba de carregamento elétrico" representou mais um passo no processo de expansão da Power Dot, que prevê chegar a mais de 100 municípios até final de 2020 e atingir um total de 350 postos de carregamento em operação.

"O nosso objetivo passa por continuar a alargar a rede pública e privada de pontos de carregamento para veículos elétricos, em particular nos parques de estacionamento que tenham outros serviços associados como supermercados, centros comerciais, retail parks, hospitais ou restaurantes", explica José Sacadura, CEO da Power Dot.

Esta empresa, recorde-se, foi uma das vencedoras do concurso de concessão para a exploração da rede de postos de carregamento da Mobi.E, tendo garantido três dos 11 lotes, que correspondem a 175 postos de carregamento de veículos elétricos no Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, e Norte.

Apoiamos a Ucrânia