Vendas de automóveis recuam em setembro

5 years, 6 months atrás - 4 Outubro 2018, Auto Monitor
Vendas de automóveis recuam em setembro
Em setembro as vendas de automóveis recuaram 14%, na ressaca do aumento extraordinário de agosto, associado à antecipação de compras decorrente da transição para um novo ciclo de ensaios (WLTP).

A mudança na medição das emissões de CO2, motivou uma corrida aos stands, com as marcas a apostarem em fortes promoções para escoarem os stocks de veículos pré-WLTP e os clientes a recearem que a mudança no ciclo de medição de emissões levasse a uma subia dos preços de venda.

Em setembro foram matriculados em Portugal 12.771 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, menos 14,0% do que no mês homólogo do ano anterior, referem os dados da ACAP, a Associação Automóvel de Portugal.

O efeito da mudança de ciclo alterou as vendas dos últimos dois meses, com a Renault, líder incontestada do mercado, a registar uma quebra de 34% nas suas vendas e a ser ultrapassada, em setembro, pela Peugeot, Mercedes-Benz e BMW.

Peugeot e SEAT foram as únicas marcas do Top 10 com ganhos de vendas em setembro, com a marca espanhola a progredir a dois dígitos.

Nos nove primeiros meses as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 182.677 unidades, o que se traduz numa variação positiva de 6,5% relativamente a período homólogo de 2017.

A Renault  manteve a liderança do mercado, com uma quota de 14,3%, 0,7 pontos acima do ano passado. Fruto do seu bom desempenho em setembro, a Mercedes-Benz ultrapassou a Fiat e subiu ao terceiro lugar do ranking. Um pouco mais abaixo na tabela, Opel e BMW também trocam de posições.

O mercado de ligeiros de mercadorias registou em setembro de 2018 uma evolução favorável, tendo crescido 4,8%, situando-se nas 3.148 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de janeiro a setembro as vendas somaram 28.247 unidades, o que representa um acréscimo de 3,9 por cento face ao período homólogo.

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e mercadorias, registou em setembro um aumento de 17,4% em relação ao mês homólogo, somando 615 veículos. Nos nove primeiros meses as matrículas totalizaram 4.017 unidades, o que representou um decréscimo ligeiro de 0,2% relativamente ao período homólogo.

Apoiamos a Ucrânia