Toyota lança novo SUV híbrido Yaris Cross

3 years, 11 months atrás - 24 Abril 2020, Auto Monitor
Toyota lança novo SUV híbrido Yaris Cross
A Toyota revelou o seu novo SUV do segmento B – o Yaris Cross – que chegará ao mercado a partir do verão de 2021.

O novo modelo da Toyota, pensado especificamente para o mercado europeu, tem como base a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) na vertente GA-B, para os modelos mais compactos, que garante uma combinação de estabilidade, agilidade, conforto e baixo rolamento de carroçaria.

O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos do modelo de cinco portas (2560 mm), mas é 240 mm mais comprido, ganhando 60 mm na frente e 180 mm na traseira, o que lhe permite assim garantir um pouco mais de espaço a bordo, sobretudo na bagageira. A altura ao solo é 30 mm maior em relação ao Yaris compacto, sendo ainda mais alto (90 mm) e mais largo (20 mm).

Desenhado e produzido em França (juntamente com Yaris convencional), o Yaris Cross surge com um visual mais próximo do RAV4 (do que, por exemplo, do C-HR), estando disponível com jantes até 18 polegadas e uma nova cor exterior Brass Gold. O portão da bagageira pode ter abertura elétrica, dispondo ainda de piso da bagageira ajustável com diferentes alturas.

Em termos de motorização, a Toyota aposta num sistema híbrido de quarta geração que tem como base um motor 1.5 de três cilindros de ciclo Atkinson – com uma eficiência térmica de 40% – associado a um motor elétrico de 59 kW e uma bateria de iões de lítio para uma potência combinada de 116 CV (85 kW).

Além da versão de tração dianteira, o Yaris Cross Hybrid poderá contar ainda com uma variante de tração integral inteligente. As emissões destes modelos cifram-se abaixo dos 120 g/km de CO2 para o modelo de tração dianteira e abaixo dos 135 g/km de CO2 para o de tração integral (AWD) – ciclo WLTP, ainda à espera de homologação final.

Apoiamos a Ucrânia