
No terreno estão meios dos Bombeiros, GNR, PSP e INEM.
De entre as ocorrência mais significativas estão um acidente na EN119, no Biscainho, concelho de Coruche, um incêndio num armazém em Santarém e dezenas de quedas de árvore.
Na região existem ainda várias ruas sem eletricidade, em vários pontos dos 11 concelhos da Lezíria do Tejo.
A depressão Kristin está a afetar a Lezíria do Tejo, desde das 3 horas da madrugada desta quarta-feira, 28 de janeiro.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil são dezenas as árvores caídas um pouco por todos os concelhos, e muitas estradas estão cortadas.
Entre as principais vias com cortes ou constrangimentos estão a EN118, entre Salvaterra de Magos e Almeirim; a EN114-3 entre Coruche e Salvaterra de Magos,; EN243 entre Golegã e Riachos e também na EN118 entre Chamusca e Carregueira.
Também a EN119, entre o Infantado e Campo de Tiro se encontra cortada, depois da queda de uma árvore de grande porte.
O mau tempo e o aumento dos caudais libertados pelas barragens espanholas mantêm hoje 36 vias de comunicação afetadas no distrito de Santarém, com cortes, submersões e condicionamentos em vários concelhos, informou hoje a Proteção Civil.
Em comunicado, o Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um cenário com tendência para caudais elevados nos próximos dias, referindo ainda que se registou “um aumento dos valores debitados pelo conjunto das barragens”, tendo existido, no entanto, “algumas oscilações”.
No concelho de Coruche estão submersas várias vias, incluindo o desvio da Ponte da Escusa (Couço–Coruche), ligações da EN114 à EN251, da EN114‑3 à EN119, assim como zonas ribeirinhas devido ao galgamento da margem esquerda do rio Sorraia.
No Cartaxo encontram‑se submersas a EN114‑2 entre Setil e a Ponte do Reguengo e a EN3‑2, entre Reguengo e Valada, que permanece interditada.
Em Santarém estão cortadas ou submersas múltiplas vias, nomeadamente a EN365‑4 (Ponte de Alcaides), a Ponte do Celeiro, a Ponte do Alviela (EN365) entre Pombalinho e Vale de Figueira, além da Estrada do Campo, em Vale de Figueira. A Proteção Civil assinala ainda a cedência de um talude na estrada de acesso a Alfange.
A situação afeta igualmente a Golegã, onde está submersa a estrada dos Lázaros e se encontram inundados vários campos agrícolas nas freguesias da Golegã, Azinhaga e Pombalinho.
Em Salvaterra de Magos está submersa a estrada entre Marinhais e Foros de Salvaterra, conhecida como Estrada do Paúl. Em Rio Maior estão interditas vias municipais nas zonas de Lobo Morto, Pé da Serra, Marmeleira, São João da Ribeira e Valbom.
Em Alpiarça está cortada a EN368 entre Alpiarça e Tapada e no concelho da Azambuja registam‑se várias vias submersas e acessos cortados, incluindo a ligação à localidade de Maçussa e a estrada Azambuja–Virtudes, bem como a cedência de taludes do rio Ota na zona de Vila Nova da Rainha.
Em Benavente está submersa a estrada municipal 1456 entre a sede de concelho e a Reta do Cabo. Em Torres Novas está submersa a Estrada Municipal 570 e a Quinta do Paul do Boquilobo encontra‑se isolada devido ao galgamento do rio Almonda. Em Vila Nova da Barquinha está submerso o cais do Almourol.
A Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações urbanas, cheias rápidas, instabilização de taludes e deslizamentos, bem como piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.
Como medidas de proteção, as autoridades recomendam a retirada de equipamentos agrícolas e animais de zonas habitualmente inundáveis, evitar atravessar vias submersas e manter a população atenta às indicações das autoridades e à informação meteorológica oficial.
A queda de uma árvore de grande porte para cima de uma viatura ligeira de mercadorias, provocou a morte ao condutor e único ocupante da viatura, em Vila Franca de Xira.
O incidente mortal ocorreu pelas 4.31 horas, na zona de Povos, junto ao posto de combustível da Repsol, na Estrada Nacional 1.
No local estiveram 11 operacionais, apoiados por 4 viaturas, dos Bombeiros, INEM e PSP.
A árvore caiu em cima da cabine da carrinha, tendo atingido mortalmente o condutor, que à chegada das equipas de socorro se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Apesar dos esforços das equipas, o óbito, do homem com cerca de 40 anos, viria a ser declarado no local.
No concelho de Vila Franca de Xira são dezenas as árvores caídas e os danos provocados pelos fortes ventos da depressão Kristin, que estão a mobilizar muitos meios dos Bombeiros, PSP, GNR e Proteção Civil.
Notícias Relacionadas