A primeira operação da Toyota fora do Japão completou 60 anos de atividade no último dia 23 de janeiro. O Brasil foi o país escolhido como primeiro ponto de expansão da montadora japonesa no ano de 1958. Uma história rica, que enfrentou ditadura, severas crises econômicas e teve participação efetiva no desenvolvimento industrial e econômico brasileiro.
Desde 1958 até os dias de hoje, evolução e novas fábricas ampliaram o potencial da marca japonesa por aqui. Atualmente quatro fábricas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade também que abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design, abastecem todo o mercado nacional e também países vizinhos.
Somam-se também o três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.800 colaboradores.
Primeiros anos
Tudo começou no dia 23 de janeiro de 1958 com a instalação de um escritório no centro da cidade de São Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, também em São Paulo, a Toyota inaugurou sua primeira linha de montagem no País. Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, produzido na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que em nosso país recebeu o nome de Bandeirante.
Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos foi uma referência de robustez. Em outubro de 1999 atingiu a marca de 100 mil unidades e em novembro de 2001 encerrou sua produção.
A partir daquele momento, a unidade de São Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças. Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção de sua segunda fábrica no País, destinada à produção do Corolla, que teve início em setembro de 1998. Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural da fábrica.
Em junho de 2002, chegava a nova geração Corolla. Produzido exclusivamente nesta unidade desde então, o Corolla atingiu em março de 2017 a marca de 1 milhão unidades produzidas no Brasil.
Expansão
Em agosto de 2012, a Toyota inaugurou sua terceira unidade fabril, desta vez em Sorocaba (SP), responsável pela produção do compacto Etios em suas versões hatchback e sedã. Fruto de investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade é um marco na operação brasileira, pois reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.
História - 60 anos de Toyota do Brasil
Nesta curta história, a unidade que foi inaugurada para produzir 74 mil veículos por ano, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje possui capacidade para fabricar 108 mil unidades anualmente. Além disso, está recebendo investimentos adicionais de R$ 1 bilhão para receber equipamentos para a produção do Yaris.
Em 2013, foi lançado o Prius, primeiro automóvel híbrido de produção em massa do mundo, que chegou ao mercado brasileiro com a missão de disseminar o avanço da tecnologia híbrida no País. Desde então, ele se tornou líder isolado em seu segmento, com vendas totais de 3.504 unidades desde seu lançamento.
Em dezembro de 2015, a empresa inaugurou um novo centro de distribuição de veículos, localizado próximo à área portuária de Suape, região metropolitana de Recife (PE). Com investimento inicial de R$ 2,4 milhões e área total de 23 mil metros quadrados, o centro tem capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano e contribuiu para aprimorar a operação logística da empresa na região Nordeste, atendendo de forma ainda mais eficiente os clientes daquela região.
SBC Reborn
Em fevereiro de 2015, a Toyota deu início ao projeto "São Bernardo Reborn". Dividido em três fases, a iniciativa, que teve um aporte total de R$ 70 milhões, tem como principal objetivo a revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP). A primeira etapa marcou a implantação do terceiro turno no setor de forjaria da planta, que passou a produzir peças para abastecer a vindoura fábrica de motores em Porto Feliz (SP), além da transferência da sede administrativa da Toyota de São Paulo para o ABC paulista.
A segunda etapa, realizada em agosto de 2016, consistiu na inauguração do primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina, concebido para integrar atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores. Ali, foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação Veicular e Qualidade Assegurada, permitindo maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de produto, que já trabalhou, por exemplo, nas mudanças de desenho do atual Etios.
História - 60 anos de Toyota do Brasil
Em agosto de 2017, a terceira etapa do projeto foi concluída com a inauguração do Centro de Visitas da montadora, um dos mais tecnológicos da empresa em todo o mundo. Concebido para oferecer aos participantes uma experiência de imersão ao universo Toyota, além de abrir as portas da empresa para os mais diversos públicos da região do ABC e do Brasil, o Centro de Visitas leva os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.
O local atenderá, a partir do final de janeiro deste ano, uma lista de espera de pedidos universitários. Até o início do segundo semestre, ocorrerá a abertura de inscrições ao público em geral, por meio de um hotsite, que será divulgado posteriormente. A partir do final de fevereiro, o Centro de Visitas fará ainda parte do Programa de Turismo Industrial de São Bernardo do Campo, desenvolvido pela prefeitura da cidade.
Motores
Em maio de 2016, a empresa inaugurou sua fábrica de motores na cidade de Porto Feliz (SP), responsável por produzir os modernos, eficientes e duráveis propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios comercializado no Brasil e em diversos países da América Latina.
A unidade, que recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega aproximadamente 430 colaboradores, possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem.
Em setembro do ano passado, a Toyota firmou compromisso de investir mais R$ 600 milhões com o objetivo de ampliar esta planta para a fabricação de propulsores para outros automóveis da marca produzidos no País a partir do segundo semestre de 2019.
A linha atual de produtos Toyota vendida no Brasil é composta pelo compacto Etios nas versões hatchback e sedã, Corolla, Hilux e SW4 e pelos modelos importados do Japão: RAV4, Prius e Camry. A linha Lexus, marca de luxo da Toyota, é vendida no Brasil por meio dos modelos NX300, RX350, CT200h e ES350.