Mercedes indica que pode deixar de produzir carros no Brasil

27 Dezembro 2017 - motor1

Illustration

Política do Rota 2030 não garante incentivos às empresas instaladas aqui

Responsável pela montagem dos modelos Classe C e GLA para o mercado brasileiro desde 2016, a fábrica de R$ 700 milhões que a Mercedes-Benz mantém em Iracemápolis (SP) poderá enfrentar dificuldades para funcionar no ano que vem. Em entrevista concedida recentemente ao site Automotive Business, o presidente da companhia no Brasil e América Latina, Philipp Schiemer, afirmou que as indefinições do governo quanto ao lançamento de uma nova política específica para o setor podem inviabilizar a manutenção das operações fabris por aqui. "Fica difícil", resumiu o executivo em poucas palavras.

Inaugurada há menos de 2 anos, a planta paulista foi viabilizada principalmente por conta das políticas de incentivo à produção local lançadas pelo programa Inovar-Auto em 2012. Desde então, este plano concedeu descontos fiscais para empresas que construíram novas fábricas por aqui, ao mesmo tempo em que impôs sobretaxação de 30 pontos percentuais de IPI para veículos importados. Além da Mercedes, marcas como Audi, BMW e Land Rover também se beneficiaram diretamente desse modelo industrial, já que operar apenas via importação tornou-se praticamente inviável.

O grande problema é que o Inovar-Auto será encerrado ainda neste ano e não há definições claras sobre a manutenção dos atuais incentivos. Batizado de Rota 2030, o novo programa idealizado pelo governo para o setor ainda enfrenta dificuldades para sair do papel e, entre suas propostas, poderá não manter o benefício das isenções tributárias - todas barradas pelo Ministério da Fazenda. Apesar desse cenário, Schiemer acredita que alguma regulamentação seja adotada antes da virada do ano e que a nova política possa trazer previsibilidade para mercado.

Quando anunciou que produziria localmente, ainda em 2013, a Mercedes apostava todas as suas fichas no potencial do segmento premium brasileiro. A fábrica serviria não apenas para fugir da sobretaxação tributária para importados, como também para participar de maneira mais firme do mercado. O aprofundamento da crise econômica, porém, afetou diretamente as vendas e os volumes desceram a níveis baixos demais para justificar a produção local. A capacidade instalada é de 20 mil unidades, mas apenas 7 mil exemplares devem ser entregues neste ano. Exportar para compensar a retração interna não é competitivo e, sem incentivos, a situação se complica mais ainda.

Atualmente, Iracemápolis emprega mil funcionários e realiza operações de soldagem de carroceria, pintura e montagem final, mas boa parte dos componentes é importada.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4volvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha