O anúncio do projeto foi hoje feito. A fábrica deverá estar a operar no final de 2026 e será localizada em Saragoça, no norte de Espanha.
O empreendimento trará “a produção inovadora de baterias a um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável”, disse o presidente da Stellantis, John Elkann, que agradeceu às autoridades espanholas o apoio à fábrica.
A Stellantis e a CATL criaram uma joint venture de 50-50 para desenvolverem o projeto. O anúncio da criação da fábrica em Saragoça foi feito um dia depois do encontro em Madrid entre o diretor executivo da CATL, Robin Zeng, e o chefe do governo espanhol, Pedro Sanchez.
Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento, de acordo com o comunicado.
Com início de produção previsto para o final de 2026 nas instalações da Stellantis em Saragoça, Espanha, a fábrica poderá atingir uma capacidade de 50 GWh, dependendo da evolução do mercado elétrico na Europa e do apoio tanto das autoridades espanholas como da União Europeia.
O grupo automóvel afirma que, com a fábrica a operar, reforçará a oferta de baterias LFP (lítio-fosfato de ferro) da Stellantis na Europa, “permitindo que o fabricante de automóveis ofereça automóveis de passageiros, crossovers e SUV elétricos a bateria de alta qualidade, duráveis e acessíveis nos segmentos B e C com gamas intermédias”.
A CATL é o maior fabricante mundial de baterias e já tem duas fábricas operacionais na Europa, localizadas na Hungria e na Alemanha. Além desta parceria com a empresa chinesa, a Stellantis é ainda a maior investidora na joint-venture de fabrico de baterias ACC, juntamente com a Mercedes e a empresa petrolífera francesa ToatalEnergies.
A ACC iniciou a produção numa gigafábrica em França, enquanto o desenvolvimento de duas outras gigafábricas, em Itália e na Alemanha, foi interrompido devido à baixa procura de veículos elétricos no continente.
Além do mais, o grupo automóvel anunciou ontem a parceria com a empresa Zeta Energy para o desenvolvimento de baterias de lítio-enxofre para veículos elétricos.
Já testadas com sucesso, as baterias de lítio-enxofre da Zeta Energy utilizam materiais de resíduos, metano e enxofre não refinado, um subproduto de várias indústrias, não requerendo cobalto, grafite, manganês ou níquel.
A Stellantis quer equipar os seus automóveis com esta nova tecnologia. As baterias de lítio-enxofre significarão, potencialmente, um pack de baterias significativamente mais leve, com a mesma energia utilizável que as baterias de iões de lítio atuais, permitindo uma maior autonomia, melhor comportamento dinâmico e melhor rendimento.
A tecnologia tem potencial diminuir o tempo de carregamento rápido até 50%. A Stellantis estima que as baterias de lítio-enxofre custem menos de metade do preço por kWh do que as atuais baterias de iões de lítio.
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