E que, com as imagens agora divulgadas, anuncia não só o regresso de uma mais tradicional grelha frontal, como e principalmente, a estreia de uma mais avançada condução autónoma!
Baseado na nova plataforma para veículos elétricos que a marca alemã batizou de Neue Klasse, o Vision Neue Klasse X segue-se à berlina com o mesmo nome (mas sem o X), tendo sido desvendado durante a última apresentação anual de resultados financeiros do BMW Group.
Sobre este novo crossover 100% elétrico, para já conhecido apenas na forma de concept, destaque, desde logo, para o facto de estrear uma versão mais tradicional, até em termos de dimensões, da icónica grelha frontal de duplo rim, ainda que mantendo a imagem futurista, resultante da presença de uma iluminação LED.
No entanto, ainda mais importantes do que esta solução estilística, são, sem dúvida, as promessas de um “salto quântico” em termos de tecnologias de condução autónoma, resultado da presença de quatro poderosos “supercomputadores”, noticia a Automotive News Europe.
Entre estes e com responsabilidades, precisamente, na condução autónoma, surge uma solução fornecida pelo fabricantes de semicondutores Qualcomm, ao passo que, outro destes supercomputadores, foi desenvolvido internamente, pela BMW, com o objectivo de gerir, tanto o trem de força, como a dinâmica da direcção.
Segundo a marca alemã e graças também às qualidades da nova plataforma, o Vision Neue Klasse X deverá ser capaz de garantir o nível 2+ de condução autónoma, com a marca alemã a não recusar a possibilidade de poder mesmo chegar, ainda que com algumas limitações, ao nível 3.
Quanto ao sistema elétrico, conta com uma nova arquitectura de 800V, capaz de assegurar carregamentos rápidos com os quais o Klasse X recuperará energia para mais 300 km, com apenas 10 minutos de ligação à corrente. Resultado, igualmente, de novas baterias cilíndricas com 20% mais de densidade que as atuais células prismáticas da BMW, o que deverá contribuir para aumentar, em cerca de 30%, o alcance desta nova geração de veículos, quando comparados com os atuais elétricos do fabricante.
Entretanto, o BMW Group tem previsto investir dois mil milhões de euros em novos processos de produção e montagem de baterias, para a plataforma Neue Klasse, na sua fábrica de Debrecen.
Klasse X terá um interior “brilhante e espaçoso”
Nesta primeira apresentação, a BMW anunciou ainda e mesmo sem avançar quaisquer números, que o Vision Neue Klasse X apresentará um interior “brilhante e espaçoso”, graças também à longa distância entre eixos, com saliências curtas, com os controles operacionais a serem igualmente reduzidos ao mínimo. Sendo a interacção dos ocupantes com carro feita, preferencialmente, através do ecrã central, botões no volante e voz.
As informações serão igualmente disponibilizadas através da faixa a que a BMW deu o nome de Panoramic Vision e que complementa o head-up display, percorrendo toda a extensão do pára-brisas, de forma a incluir igualmente o passageiro. Com o concept a mostrar, inclusivamente, faixas que mudam de cor, segundo o modo seleccionado pelo condutor.
Este último, pode , ainda, optar por fazer ouvir a sonoridade criada para o SUV e a que o fabricante deu o nome de Personal Sound Experience, com um simples toque no volante.
Produção começa já em 2025
Quanto ao fabrico deste Vision Neue Klasse X, foi o próprio CEO do BMW Group, Oliver Zipse, a anunciar que, ao contrário da berlina Vision Neue Klasse, apresentada, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Munique de 2023, e cuja produção esta já atribuída à fábrica do construtor em Munique, Alemanha, a versão de produção do novo SUV elétrico sairá, precisamente, da nova fábrica de Debrecen, na Hungria.
Zipse afirmou ainda acreditar que o Klasse X possa começar a sair da linha de montagem durante o segundo semestre de 2025, enquanto a berlina só deverá começar a ser produzida em Munique, a partir de 2026.
De resto e uma vez arrancado todo o processo, o BMW Group tem previsto que a futura geração de veículos Neue Klasse possa vir a ser produzida em latitudes tão distintas como as fábricas de Shenyang, na China, a partir de 2026, ou San Luis Potosi, no México, a partir de 2027.