Toda a gama RAM oferecerá aos seus clientes soluções eletrificadas que proporcionam tecnologia avançada disruptiva e de vanguarda nos próximos anos.
A RAM 1500 REV (versão 2025) oferecerá aos clientes duas opções totalmente elétricas, incluindo uma bateria, proposta de série, com 168 kWh para uma autonomia até 563 km, e uma bateria maior, opcional, com 229 kWh, para uma autonomia superior a 800 km.
Ambas as versões podem acrescentar até 177 km de autonomia em cerca de 10 minutos com o carregamento rápido DC de 800 volts, para um máximo de até 350 kW, oferecendo, assim, aos clientes soluções de carregamento rápido e conveniente.
Carregamentos bidirecionais do tipo vehicle-to-vehicle, vehicle-to-home e vehicle-to-grid proporciona à RAM 1500 REV a flexibilidade para carregar outro veículo elétrico da Stellantis ou fornecer energia de volta à rede. Com a missão da RAM de facilitar a vida dos utilizadores, esta pick-up também pode alimentar uma casa com energia durante uma tempestade, abastecer uma festa na traseira da casa ou fornecer energia a um acampamento ou local de trabalho.
Um carregador elétrico embarcado com tomada na caixa de carga pode fornecer até 7,2 kW, enquanto outro painel elétrico, colocado no frunk (bagageira frontal), oferece uma capacidade de carga até 3,6 kW.
Outros dados de desempenho incluem um tempo de 4,4 segundos na aceleração dos 0 aos 100 km/h, graças a uma potência de 654 cavalos e a 840 Nm de binário, passagem a vau até 60 centímetros, 6.350 kg de capacidade de reboque e uma carga útil de 1.224 kg.
A RAM está empenhada na inovação e na liderança em termos de motorizações com uma gama que vai ao encontro de qualquer necessidade dos clientes de pick-ups, satisfazendo as exigências do mundo real. A RAM oferece atualmente os 4x4 mais eficientes em termos de combustível e a pick-up mais rápida, mais veloz e mais potente, saída de fábrica.
A novíssima RAM 1500 REV XR, com uma autonomia no topo do segmento, seguir-se-á à introdução da RAM 1500 REV 100% elétrica.
Referência eletrificada
A RAM 1500 REV proporciona aos consumidores um novo nível de desempenho, com módulos duplos de acionamento elétrico (EDM) com 250 kW que combinam o motor, a caixa de velocidades e o inversor, juntamente com a capacidade de tração integral.
A versão 2025 da RAM 1500 REV dispõe de um EDM no eixo dianteiro, com uma desconexão automática das rodas que permite ao rodado dianteiro rodar livremente em determinadas condições, maximizando a eficiência. Um outro EDM de 250 kW encontra-se posicionado no eixo traseiro, ficando disponível com um diferencial traseiro de bloqueio eletrónico.
A bateria de série com 168 kWh tem uma autonomia prevista máxima de 563 km e a bateria opcional de grande capacidade com 229 kWh uma autonomia prevista máxima de 800 km. Ambas podem adicionar até 177 km de autonomia em cerca de 10 minutos com carregamento rápido DC de 800 volts, para um máximo de 350 kW, oferecendo aos clientes uma solução de recarga rápida e conveniente.
A versão 2025 da RAM 1500 REV assenta na nova plataforma STLA Frame, concebida especificamente para veículos elétricos, com construção do tipo body-on-frame. A novíssima estrutura de aço de alta resistência é composta por materiais avançados para serem leves, mas rígidos e duráveis. A arquitetura STLA Frame é mais larga no meio para permitir incorporar, eficientemente, o conjunto de baterias, utilizando em simultâneo a proteção proporcionada pelas longarinas. Uma proteção total da parte inferior torna a pick-up mais aerodinâmica, com um coeficiente de arrasto de 0,340.
Os condutores irão desfrutar de uma condução e comportamento líderes no segmento, com uma suspensão traseira independente, multibraços, com suspensão pneumática, ativa e com amortecimento adaptativo, única no segmento. A suspensão pneumática ajustável permite cinco modos diferentes: entrada/saída, aero, normal, off-road e off-road 2. As novíssimas jantes de 22 por 9 polegadas forradas a alumínio, com pneus 275/50 R22 Pirelli Scorpion para todas as estações, conseguem uma combinação inigualável de resistência ao desgaste e redução do ruído de rolamento.
A capacidade de condução autónoma do veículo inclui os sistemas Hands-free Active Driving Assist e ParkSense Automated Parking System. O sistema Active Driving Assist está disponível para condução autónoma mãos-no-volante/olhos-na-estrada e mãos-livres/olhos-na-estrada, recorrendo à centralização automática na faixa de rodagem com controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro. O sistema utiliza vários sensores, incluindo radares e câmaras para escolher as estradas apropriadas para a tecnologia.
A RAM 1500 tecnologicamente mais avançada de sempre
A novíssima e 100% elétrica versão 2025 da RAM 1500 REV apresenta o mais recente e avançado sistema Uconnect de sempre, com ecrãs sensíveis ao toque, de 12 polegadas ou o novo ecrã de 14,5 polegadas e uma experiência intuitiva para o utilizador. O sistema Uconnect 5 oferece ainda mais serviços conectados e funções para uma inigualável facilidade de utilização.
Alguns destaques do sistema incluem:
. Ecrã sensível ao toque reconfigurável de 12 polegadas e o novo ecrã de 14,5 polegadas com capacidade de divisão do ecrã e de efetuar operações em aplicações diferentes
. Novo ecrã único no segmento para o passageiro, com 10,25 polegadas e três funções principais: Co-Piloto (navegação, gestão de dispositivos), entretenimento (via HDMI) e capacidade de visualizar as câmaras exteriores do veículo
Páginas EV apresentadas:
. Fluxo de potência; exibe os fluxos de potência através do veículo em kW
Impacto da condução na autonomia: conselhos para redução do consumo de energia e aumento da autonomia
. Histórico de condução: um gráfico de barras potência/carga mostra o consumo de energia e a regeneração conseguida, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente
Plano de carga: recomenda quando carregar a bateria e durante quanto tempo
Plug&Charge: autoriza pagamentos de forma automática quando o veículo está ligado a uma estação de carregamento compatível
. Nível máximo da bateria: o cliente pode escolher uma carga de 80% para uma utilização quotidiana com necessidades de reboque, otimizando o desempenho da bateria ou carregar 100% para enfrentar longas distâncias
. Nível de carga
O painel de instrumentos digital mostra a função One Pedal Driving que consegue parar a pick-up. Outros manómetros incluem potência, regeneração, autonomia e temperatura da bateria.
A versão 2025 da RAM 1500 REV apresenta um ecrã dedicado ao passageiro, com 10,25 polegadas. Apenas visível para o passageiro da frente e com controlo dinâmico através do ecrã sensível ao toque, oferece três funções principais: Co-Piloto (navegação, gestão de dispositivos), entretenimento (via HDMI) e a capacidade de visualizar as câmaras exteriores do veículo.
O ecrã dedicado ao passageiro dianteiro apresenta uma ficha HDMI, que permite aos ocupantes ligar os seus telefones ou tablets, transformando o ecrã numa extensão dos seus dispositivos, permitindo pesquisas na Internet, ouvir música e utilizar aplicações para visualizar através do sistema Uconnect 5.
A RAM 1500 REV (versão 2025) apresenta um Head Up Display (HUD) com um máximo de 10 polegadas configurável, que apresenta várias áreas de conteúdo diferentes em simultâneo, incluindo Lane Departure (alerta para saída de faixa de rodagem), Lane Keep Assist (ajuda à manutenção na faixa de rodagem), cruise control adaptativo, navegação passo a passo em tempo real, velocidade atual, velocidade engrenada e limite de velocidade. Todas as configurações do HUD podem ser personalizadas e guardadas nos perfis de condutor.
Adaptado às capacidades da RAM 1500 REV, 100% elétrica alimentada por bateria, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas inclui um novo ecrã que mostra a programação da carga (tempos de carga estimados para carregadores de nível 1 e nível 2) e a utilização do sistema “One Pedal Driving”. São oferecidas quase duas dúzias de menus diferentes, incluindo tecnologias de assistência ao condutor, tais como cruise control adaptativo, assistência à condução ativa, deteção de sonolência do condutor e reconhecimento de sinais de limite de velocidade.
A função smartphone como chave de entrada, em coordenação com a app da RAM, permite aos clientes utilizar o seu smartphone como chave para aceder e ligar o veículo sem que tenha de tirar o telefone do bolso.
Os proprietários da RAM podem, também, criar chaves digitais para serem partilhadas com outros smartphones, mantendo total controlo sobre esses acessos. Os cartões-chave são uma cópia de segurança que pode ser utilizada no caso de a bateria do telefone esteja descarregada ou se o condutor não tiver o seu telefone com ele. Uma chave tradicional é entregue com o veículo, mas o smartphone e os opcionais cartões-chave dão aos utilizadores maior flexibilidade na forma como acedem à sua pick-up.
Notícias Relacionadas