É a entrada da Renault no mundo dos sistemas híbridos, ainda que de forma ligeira. A marca francesa recorreu ao popular modelo Grand Scénic com o motor 1.5 dCi de 110 cv, a que junta um motor eléctrico com 10 kW e 15 Nm de binário máximo. Para funcionar, o sistema utiliza uma bateria suplementar de 48 volts, colocada sob o piso traseiro, que tanto recebe energia gerada pelo motor eléctrico como depois a utiliza para ajudar o motor diesel a obter uma redução nos consumos de cerca de 10 por cento. Acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, este novo Grand Scénic Hybrid Assist reclama um consumo misto de 3,6 litros por cada 100 quilómetros percorridos e 94 g/km de emissões de CO2. O binário máximo pode chegar aos 275 Nm, em vez dos habituais 260 Nm que este motor diesel debita.
Para além dos novos valores de consumo e da tecnologia escondida, apenas dois detalhes diferenciam este Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: o logótipo "Hybrid Assist" na tampa da mala e o indicador de consumo ou de recuperação de energia que agora vigora no painel de instrumentos.
Já por altura da apresentação do novo Grand Scénic tivemos oportunidade de conduzir esta versão, ainda que por pouquíssimos quilómetros, mas que deu para perceber que em nada difere na utilização face a um Grand Scenic "normal", a não ser nos melhores consumos que podem ser obtidos. De referir ainda que este é um sistema que a Continental desenvolveu especificamente para a Renault e que, curiosamente, a Top Gear também conduziu em fase de testes no centro de desenvolvimento da Continental perto de Hannover.
O Grand Scénic Hybrid Assist já está disponível associado apenas ao nível de equipamento Intense com um preço a partir dos 34.900€.