Radares da Ponte Vasco da Gama já estão em funcionamento. Saiba como funcionam

3 weeks, 6 days atrás - 17 Junho 2024, razaoautomovel
Radares da Ponte Vasco da Gama já estão em funcionamento. Saiba como funcionam
Depois de três meses em testes, os radares de velocidade média da Ponte Vasco da Gama entraram hoje em funcionamento.

De acordo com um comunicado feito pela Guarda Nacional Republicana (GNR), os radares de velocidade média da Ponte Vasco da Gama entraram hoje, dia 15 de junho às 00h00, em funcionamento, depois de três meses de testes.

Estes vão juntar-se aos restantes 12 que já estão em funcionamento no país desde 1 de setembro de 2023. Sendo que, de acordo com uma fonte da GNR, vão estar em funcionamento quatro radares, dois em cada sentido.

Estes vão encontrar-se devidamente sinalizados, como manda o Decreto-Lei n.º 207/2005, no Artigo 16.º.

Como funcionam?
Os radares de velocidade média, ao contrário dos radares «normais», medem a velocidade média entre dois pontos, ao invés da velocidade instantânea.

Isto quer dizer que medem o tempo que um veículo demora a percorrer uma determinada distância entre o ponto A e o ponto B, calculando posteriormente a velocidade média de passagem.

Estes dois pontos de leitura encontram-se à entrada e à saída de um determinado percurso. No ponto de entrada (ponto A) o sistema regista a matrícula do veículo e a hora de passagem, fazendo novamente o mesmo no ponto de saída (ponto B).

Caso a velocidade média calculada esteja acima do limite legal para essa via, o proprietário desse veículo será autuado.

Apoiamos a Ucrânia