As obras ainda não começaram, mas há uma questão sempre relevante, em qualquer projeto, sobretudo quando se trata de uma obra de pública: quando é que começam e quando é que terminam. À primeira questão respondemos neste artigo e sobre a segunda questão, como veremos adiante, ainda não há entendimento.
Recordamos que a conclusão da Terceira Travessia do Tejo (TTT) em Lisboa é determinante para a operacionalidade do novo aeroporto, em Alcochete. Desta obra dependerão as ligações ferroviárias do novo aeroporto e também parte substancial do fluxo de circulação de automóveis e mercadorias. A nova TTT será uma ponte ferroviária e rodoviária.
É por isso que a conclusão das obras na Terceira Travessia do Tejo (TTT) em Lisboa está intimamente ligada ao decurso das obras do novo aeroporto em Alcochete. No total, a nova ponte vai custar 2,2 mil milhões de euros.
A nova TTT só tem de estar pronta quando estiver a funcionar o novo aeroporto, em Alcochete. Mas não há entendimento relativamente à conclusão das obras. Segundo apurou o jornal Expresso, o executivo liderado por Luís Montenegro quer que isso aconteça em 2034. A ANA, que gere os aeroportos em Portugal, acredita que só em 2037.
No total, o projeto prevê seis vias para automóveis e quatro para comboios — duas convencionais e duas para alta velocidade. A componente ferroviária integra-se na Rede Ferroviária Convencional (Linha de Cintura, Linha do Alentejo e acesso ao Novo Aeroporto de Lisboa), permitindo a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid.
O projeto inicial não previa a circulação de automóveis, mas o Governo foi sensível aos argumentos dos autarcas da região, entre eles Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal. Quanto a dimensões, a nova TTT vai ter sete quilómetros, menos cinco quilómetros que a ponte Vasco da Gama com 12,345 km (contabilizando apenas a extensão sobre as águas do Tejo).
Recordamos que, até 2018, a Vasco da Gama esta ponte era a mais longa da Europa, com 17,185 km, dos quais 12,345 km são feitos sobre as águas do Tejo. Atualmente, o título pertence à Ponte da Crimeia, com 18,100 km.
Notícias Relacionadas