na disponibilidade de mão-de-obra e na continuidade da atividade dos fornecedores, o que se traduziu no progressivo e inevitável encerramento das unidades de produção automóvel a operar em Portugal a partir do final de março.
Assim, em março de 2020 foram produzidos, em Portugal, apenas 17.096 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado uma queda de 46,1%.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2020, registou-se um decréscimo de 18,3% em comparação com o período homólogo, correspondendo a 77.204 unidades fabricadas em 2020.
A informação estatística relativa aos três meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,5% – com a Alemanha (19,4%), França (16,9%), Itália (15,7%), Espanha (11,2%) e Reino Unido (9,8%) no topo do ranking.
Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em março de 2020 foram montados 35 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 89,0% face a igual mês do ano de 2019. No primeiro trimestre de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 84,2% face igual período do ano anterior, representando 169 veículos montados em 2020.
Destes 35 veículos pesados que foram montados em Portugal, 30 foram exportados, ou seja, 85,7% dos veículos montados.