Peugeot 308 SW. E tudo começou na Familiale…

2 years, 7 months atrás - 19 Agosto 2021, turbo
Peugeot 203 Familiale
Peugeot 203 Familiale
Numa altura em que acaba de lançar no mercado a nova 308 SW, a Peugeot faz uma viagem ao passado, para recordar como tudo começou. A “culpa”, diz a marca do leão, é de uma carrinha a que foi dado o nome de 203 Familiale…

Nova proposta para aquele que continua sendo o segmento mais importante no mercado automóvel europeu – o segmento C -, a Peugeot 308 SW é, no entanto e apesar da imagem hoje em dia bem mais arrebatadora, da maior habitabilidade e espaço de carga (608 litros com cinco lugares em utilização), assim como de uma forte componente tecnológica, apenas a etapa mais recente de um já longo percurso feito por modelos do género.

Conforme recorda a marca da leão, tudo começou em 1949, com a apresentação daquela que foi, efectivamente, a primeira carrinha Peugeot: a 203 break.

Com este segmento ainda numa fase embrionária e sem certezas de que existissem clientes para este tipo de veículos, a marca de Sochaux decidiu, ainda assim, disponibilizar, não uma, mas duas versões deste modelo “invulgar”: uma confortável Familiale, além de uma Commerciale, de cariz mais profissional.

Apesar das incertezas iniciais, a verdade é que o conceito pegou e, já em 1956, a marca do leão lançou o Peugeot 403 break. Modelo que, embora com o 203 ainda em comercialização, também foi disponibilizado nas versões Familiale e Commerciale.

Passados seis anos, em 1962, esta mesmo 403 break e respectivas versões Familiale e Commerciale, acabariam substituídas pelo Peugeot 404 break, ao mesmo tempo que o já “eterno” 203 break esperaria até 1965, para ver chegar o seu descendente: o Peugeot 204.

Já bem mais perto de nós, a chegada das versões SW do primeiro Peugeot 308 e do Peugeot 407, bem como das primeira e segunda gerações do Peugeot 508. Com o novo capítulo a ser escrito, agora, com o lançamento da nova Peugeot 308 SW.

Já sem a inscrição Familiale no nome, mas cada vez mais incontornável na oferta da marca do leão…

Apoiamos a Ucrânia