Numa altura em que ainda faltam cerca de cinco dias para o fim de mais uma operação de prevenção e sensibilização, em plena quadra natalícia, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) têm já como certo o mau comportamento dos condutores nas estradas portuguesas. O qual resultou, até às 23h59 do dia 26 de dezembro de 2024, num total de 2475 acidentes registados e que acabaram dando origem a 13 vítimas mortais - 11 por parte da GNR, duas pela PSP.
Nesta trágica contabilidade, iniciada às 00h00 do passado dia 18 de dezembro, há ainda que somar, segundo os dados provisórios divulgados pelas duas forças policiais, um total de 58 feridos graves e 635 ligeiros.
Quanto às vítimas mortais, a Guarda Nacional Republicana destaca que eram maioritariamente do sexo masculino (oito homens, três mulheres) e tinham idades entre os 19 e os 76 anos. Tendo a sua morte resultado de cinco despistes, três colisões e três atropelamentos.
Também no âmbito desta “Operação Natal e Ano Novo 2024/2025”, só a GNR fiscalizou já 83 678 condutores, dos quais 693 conduziam com excesso de álcool, 345 com uma taxa igual ou superior a 1,2 g/i. Motivo pelo qual acabaram detidos.
Além destes, a Guarda refere ter detido ainda 139 pessoas sem habilitação legal para conduzirem, ao mesmo tempo que levantou 13 569 contraordenações rodoviárias: 3 536 por excesso de velocidade dos condutores, 348 por excesso de álcool, 354 por falta ou uso incorrecto do cinto de segurança e/ou do sistema de retenção para crianças e 294 por uso indevido do telemóvel ao volante.
Sem inspecção periódica obrigatória realizada, foram detectados e autuados pela GNR 1.404 condutores, enquanto 412 não tinham seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Recorde-se que Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública têm a decorrer, até ao final do próximo dia 2 de janeiro, mais uma “Operação Natal e Ano Novo”, ação de policiamento das estradas portuguesas em que as forças de segurança procuram sensibilizar e prevenir os maus comportamentos ao volante.
Notícias Relacionadas