Oficial: Novas matrículas chegam daqui a 4 meses

4 years, 6 months atrás - 23 Setembro 2019, Auto Monitor
Oficial: Novas matrículas chegam daqui a 4 meses
O Governo aprovou esta quinta-feira, 19 de setembro, o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, que deverá estar em vigor dentro de quatro meses.

Esta alteração só está prevista, no entanto, para o final deste ano, sendo que ainda faltam cerca de 500 mil combinações de matrículas, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O decreto-lei permite também que o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, possa ser alterado nas lojas do Cidadão, pelos respeitos trabalhadores.

O novo sistema vai permitir fabricar cerca de 28 milhões de matrículas, já que, na sequência do Acordo Ortográfico, as letras Y, K e W – até agora excluídas do sistema em Portugal – vão passar a ser utilizadas.

Recorde-se que a primeira matrícula foi registada a 1 de janeiro de 1937 e até 29 de fevereiro de 1992 foi usado o modelo "AA-00-00". A partir de 1 de março de 1992 foi usado o modelo "00-00-AA". Depois desse, começou a utilizar-se a série "00-AA-00", que permanece até hoje.

O IMT esclareceu que o novo número de matrículas tem efeito unicamente para viaturas novas. A atribuição de matrículas é da responsabilidade do IMT, não sendo necessária qualquer acção por parte dos proprietários dos veículos.

Apoiamos a Ucrânia