A Omoda é a segunda nova marca chinesa pertencente ao gigante grupo Chery Automobile a chegar ao mercado nacional.
Tal como a Jaecoo, a Omoda também chega ao mercado português pelo Grupo JAP, mas com a exceção de trazer consigo um lançamento bem-sucedido em Espanha, contanto com mais de 20 mil unidades já comercializadas desde março do ano passado.
A gama da marca chinesa para o mercado português é também composta por dois SUV: o 100% elétrico Omoda 5, e o topo de gama Omoda 9, com um sistema híbrido plug-in.
Em Portugal, o acesso à gama da Omoda faz-se com o 5, um SUV com um design desportivo com linhas angulares e vincadas. No exterior, destacam-se a assinatura luminosa em forma de “T” e os faróis Full LED.
O Omoda 5 será comercializado em Portugal com as versões de equipamento Comfort e Premium. Além de mais cara, a versão de topo de gama traz o equipamento mais completo, como câmeras de 360º, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, teto panorâmico, entre outros.
Contudo, em ambas as versões, o interior estará equipado com dois ecrãs de 12,3”, dedicados à instrumentação e ao sistema de infoentretenimento, com ligação Apple CarPlay e Android Auto sem fios incluída.
Quanto a motorizações, o Omoda 5 está equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW), e 340 Nm de binário, capazes de o levar dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos.
A alimentar a potência, está uma bateria de 61,06 kWh, que permite o SUV chinês percorrer até 430 km de autonomia (ciclo de WLTP). Em termos de carregamento, aceita potências de 11 kW, em corrente alternada (AC), e de 80 kW, em corrente contínua (DC), o suficiente para carregar a bateria dos 30% aos 80% em três horas no primeiro caso, e 28 minutos no segundo.
Enquanto o 5 é o acesso à gama, o 9 é o topo de gama da marca chinesa, e está posicionado como o porta-estandarte da Omoda. A marca apresenta-o como o “exemplo máximo da filosofia best value for money”.
O Omoda 9 é um SUV híbrido plug-in equipado com um motor de combustão e três motores elétricos que, combinados, debitam 537 cv (395 kW). O suficiente para cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos.
Quanto à autonomia, este SUV consegue percorrer até 145 km elétricos graças a uma bateria de 34,46 kWh, sendo que o alcance pode aumentar até 1100 km quando combinado com o motor de combustão.
Em termos de carregamentos, aceita carregamentos rápidos de até 65 kW de potência, o suficiente para carregar dos 30% aos 80% em 25 minutos. Em corrente alternada, a potência de carga fica limitada aos 6,6 kW.
O Omoda 9 está disponível com apenas um nível de equipamento. No interior, conta com dois ecrãs de 12,3”, um head-up display de 50” e ainda bancos elétricos com aquecimento, ventilação e função de massagem.
Quando e por quanto?
Os novos Omoda já estão disponíveis para encomenda em Portugal. Os preços para o Omoda 5 começam nos 34 900 euros na versão Comfort e 37 490 euros na versão Premium.
No caso do Omoda 9, os preços começam nos 49 900 euros. Incluído no preço de ambos está a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros para o veículo e até oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria.
Notícias Relacionadas