Novo silo de sal-gema na Guarda para agilizar limpeza de gelo e neve

6 years, 5 months atrás - 18 Novembro 2017, Jornal de Notícias
Novo silo de sal-gema na Guarda para agilizar limpeza de gelo e neve
A Infraestruturas de Portugal instalou um novo silo de sal-gema na Guarda para reforçar a sua capacidade de intervenção nas operações de limpeza de gelo e de neve nas estradas da região.

O novo silo de sal-gema foi instalado na zona adjacente à estação ferroviária da Guarda e tem capacidade para 60 toneladas, refere a Infraestruturas de Portugal (IP) em nota enviada esta terça-feira à agência Lusa.

Segundo a fonte, o equipamento "vem reforçar a capacidade de intervenção" da empresa, "permitindo vantagens a nível da operação, pela redução dos custos de conservação e a diminuição dos desperdícios".

A IP refere que os benefícios são alcançados através da automatização total do processo de enchimento dos limpa-neves, que, de forma fácil, rápida e mais segura, pode ser efetuada pelo próprio operador do veículo.

O novo silo permite também "a manutenção mais prolongada do sal-gema com características ideais para a sua aplicação, uma vez que o produto não está em contacto com a humidade ou água", a eliminação das perdas de sal-gema no processo de carga e de armazenagem e do "risco de infiltração nos solos e linhas de água, o que representa uma importante vantagem ao nível ambiental".

A aquisição deste equipamento insere-se no processo de investimento que a IP tem vindo a desenvolver, "no reforço e renovação dos meios disponíveis para execução dos trabalhos de prevenção e limpeza das estradas afetadas pela formação de gelo e acumulação de neve", é justificado.

Na mesma nota, a IP lembra que no início de 2016 foi instalado em Sabugueiro, Seia, um novo silo de armazenamento de sal-gema, com características idênticas ao agora existente na cidade da Guarda.

Em relação a veículos, indica que no final de 2016 e no início deste ano passaram a integrar a frota da IP no Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela dois novos veículos limpa-neves.

Apoiamos a Ucrânia