Novo Peugeot e-Traveller: Silêncio elétrico

4 years, 5 months atrás - 8 Junho 2020, Auto Monitor
Novo Peugeot e-Traveller: Silêncio elétrico
O novo Peugeot e-Traveller apresenta-se com uma motorização 100% elétrica, dispondo de 2 níveis de autonomia, até um máximo de 330 km no ciclo WLTP, 2 capacidades de baterias (50 kWh ou 75 kWh), 3 comprimentos (Compacto, Standard e Longo) e Capacidade até 9 lugares. Chega no segundo semestre do ano.

O novo modelo francês apresenta-se com 'leões' dicróicos (processo que faz mudar a cor consoante o ângulo de visão) à frente e atrás – para sublinhar que se trata de um modelo elétrico -, porta de carregamento no guarda-lamas dianteiro esquerdo, grelha intermédia específica e monograma "e-Traveller" na traseira.

No interior, destaque para um painel de instrumentos analógico com matriz de cores adaptada ao modo elétrico, grafismos específicos no ecrã tátil central com Navegação 3D conectada TomTom Traffic, que integra agora os postos de carregamento disponíveis, bem como o raio de ação, em função da autonomia restante, noo comando da caixa automática "e-Toggle", seletor de modos de condução que permite navegar entre os modos Eco, Normal ou Power e, por fim, o travão de estacionamento elétrico.

Através desse seletor de modos de condução, o e-Traveller dispõe de três modos, com o Eco a favorecer a autonomia (60 kW e 190 Nm), o Normal a afigurar-se ideal para uma utilização quotidiana (80 kW e 210 Nm) e o modo Power a dar prioridade às performances em função do transporte de vários passageiros e bagagens (100 kW e 260 Nm).

A travagem regenerativa tem dois modos distintos, com modo moderado idêntico ao de um veículo térmico e aumentado (acessível pelo comando 'B', de Brake, no comando da caixa) para desaceleração acentuada ao libertar o pedal do acelerador.

Baseado na plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), o e-Traveller integra um motor 100% elétrico com potência máxima de 100 KW e binário máximo de 260 Nm disponíveis logo desde o início, para uma resposta imediata, sendo a cadeia de tração elétrica semelhante à dos novos e-208 e e-2008.

O novo Peugeot e-Traveller combina dimensões exteriores compactas com elevadas capacidades de carga: as baterias estão alojadas sob o piso e não comprometem o volume da bagageira e a lotação disponível no interior do veículo. Este posicionamento das baterias reforça, também, a rigidez do conjunto, devido à distribuição otimizada do peso.

O conforto da suspensão é assegurado por amortecedores e molas especificamente ajustados para o efeito de forma a garantir as melhores prestações, com o veículo vazio ou totalmente carregado. A capacidade de reboque mantém-se inalterada, com uma capacidade até aos 1000 kg de carga.

O TCO ('Total Cost of Ownership', ou custos de utilização), já utilizado pelos clientes profissionais, é também aplicável aos clientes particulares. O custo de aquisição de um veículo elétrico é superior, mas todos os fatores devem ser levados em conta: os diversos incentivos fiscais (bónus ambientais, incentivos, apoios às empresas), custos de manutenção são inferiores e menor custo da energia, com a marca a adiantar que o objetivo é, em última análise, propor um TCO ou um custo de utilização equivalente entre um veículo térmico e um veículo elétrico.

Ativado o modo 'Power' de condução, o e-Traveller atinge uma velocidade máxima de 130 km/h, com a aceleração dos zero aos 100 km/h a cumprir-se em 13,1 segundos. Consoante as necessidades dos clientes, as baterias de iões de lítio podem ter capacidades de 50 kWh (18 módulos) ou 75 kWh (27 módulos).

As versões (Compacto, Standard e Longo) equipadas com bateria de 50 kWh, permitem uma autonomia máxima de 230 km, de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures). As versões Standard e Longo podem também ser equipadas com a bateria de 75 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 330 km, de acordo com o mesmo protocolo de homologação.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, em resposta a todos os tipos de utilização e soluções de carregamento do cliente: de série um carregador de 7,4 kW monofásico e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Numa tomada standard (8A), para um carregamento completo em 31 horas (bateria de 50 kWh) ou 47 horas (bateria de 75 kWh), ao passo que numa tomada reforçada (16A) o carregamento completo faz-se em 15 horas (bateria de 50 kWh) ou 23 horas (bateria de 75 kWh).

Porém, com acesso a uma Wall Box de 7,4 kW, o carregamento completo faz-se em 7h30 (bateria de 50 kWh) ou 11h20 (bateria de 75kWh) com o carregador de bordo monofásico (7,4 kW).

Numa Wall Box de 11 kW permite um carregamento completo em 5h (bateria de 50 kWh) ou 7h30 (bateria de 75kWh) com o carregador de bordo trifásico (11 kW). Por fim, num posto público, a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores 100 kW e obter 80 % da carga em 30 min (bateria de 50 kWh) ou 45 min (bateria de 75 kWh).

É possível programar um carregamento diferido a partir do ecrã Connected Navigation ou da app para smartphone MyPeugeot (consoante a versão). Este sistema também permite iniciar ou diferir o carregamento a qualquer momento, bem como verificar o estado da carga.

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