Novo Opel Movano estabelece os padrões do segmento

1 month atrás - 19 Janeiro 2024, autonews
Novo Opel Movano estabelece os padrões do segmento
Elétrico, inovador e eficiente

Preparado para as duras tarefas da vida de trabalho que se avizinham: eis o novo Opel Movano. Com a sua diversificada gama de carroçarias, até 17 m3 de volume de carga e uma carga útil de até 2 toneladas, o maior veículo comercial ligeiro (VCL) da marca do Blitz foi sempre marcante.  O novo Movano mantém todas as qualidades líderes da sua classe e adiciona novas características, tais como sistemas avançados de assistência ao condutor que permitem, pela primeira vez, uma condução autónoma de nível 2. Mais importante ainda, com o novo Movano Electric, isento de emissões locais, a Opel prossegue a sua estratégia de eletrificação, agora com mais potência e mais autonomia. 

O novo veículo elétrico de transporte é alimentado por um motor elétrico particularmente potente com 200 kW/270 cv e 400 Nm de binário. Graças à nova bateria de 110 kWh, o novo Movano Electric pode percorrer até 420 quilómetros (WLTP[1]) sem paragens para carregamento, o que o torna um parceiro capaz e fiável, mesmo em deslocações mais longas. A nova tomada de 230 V no painel de bordo, que permite alimentar ou recarregar dispositivos elétricos, proporciona uma versatilidade adicional.

No interior, as atenções centram-se na conetividade, na ergonomia e no conforto. O renovado cockpit oferece sistemas de infoentretenimento com touchscreens a cores até 10 polegadas. O carregamento de smartphones sem fios está disponível, tal como o acesso e o arranque sem chave. Um versátil banco corrido "Eat & Work" pode também ser utilizado como superfície de trabalho. O Movano sublinha o seu carácter novo, moderno e orientado para o futuro quando visto do exterior, apresentando um design renovado à frente e atrás, típico da marca, bem como faróis LED opcionais.

O novo Opel Movano está já disponível para encomenda em Portugal. A versão Movano Electric 100% elétrica está disponível a partir de 53.311 euros (valor sem IVA). Os clientes podem encomendar o furgão equipado com eficientes motores diesel por preços desde 35.254 euros.

Novo Movano Electric: até 420 km de autonomia (WLTP1) e carregamento rápido de 150 kW

O novo Opel Movano oferece o sistema de propulsão adequado a cada perfil de utilizador. O Movano Electric, isento de emissões locais, estabelece novas referências, do motor à bateria. Anteriormente, o motor elétrico do Movano tinha uma potência de 90 kW/122 cv, mas o novo motor tem agora 200 kW/270 cv. O binário máximo disponível ao primeiro toque no acelerador aumentou de 260 para 400 Nm, permitindo ao Movano Electric acelerar vigorosamente num arranque parado, mesmo quando totalmente carregado, e percorrer rapidamente distâncias a velocidades até 130 km/h. As anteriores baterias de 37 e 70 kWh foram substituídas por uma bateria de 110 kWh que proporciona até 420 km de autonomia de condução (de acordo com a norma WLTP1). Assim, os utilizadores do Movano Electric podem agora percorrer até 170 km mais do que anteriormente com um único carregamento da bateria.

Dependendo das preferências, os condutores do Movano Electric podem optar entre três modos de condução para otimizar o desempenho e a autonomia: “Normal” (limitado a 160 kW de potência), “Eco” para uma otimização da autonomia (120 kW) e “Power” para o máximo desempenho (200 kW). Os condutores podem também definir quatro níveis de recuperação em travagem utilizando as patilhas atrás do volante.

O novo Movano Electric está equipado de série com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para carregamento com corrente alternada (AC). É também o primeiro Opel a oferecer a opção de carregamento com até 150 kW DC (corrente contínua). Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas 55 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria.

Disponível em opção, a tomada de 230 V proporciona maior funcionalidade. Esta solução ajuda a carregar facilmente dispositivos elétricos, como computadores portáteis, baterias de ferramentas elétricas, tablets e outros equipamentos de baixa potência que necessitem de eletricidade até 150 Watts. A tomada está convenientemente posicionada no painel de instrumentos, num local central, e é facilmente acessível aos ocupantes dos bancos da frente.

A melhor opção da classe: elétrico a bateria, pilha de combustível de hidrogénio ou Diesel

O novo Opel Movano desempenha também um papel pioneiro através de uma outra alternativa de propulsão: em 2024, o maior VCL da Opel estará disponível, pela primeira vez, na versão Movano HYDROGEN, destinada a todos os que pretendam percorrer longas distâncias sem emissões locais e que necessitem de um reabastecimento rápido. O inovador veículo a pilha de combustível de hidrogénio oferecerá até 400 km de autonomia (WLTP1) e pode ser reabastecido com hidrogénio em apenas cerca de cinco minutos.

Uma vasta gama de unidades turbo-diesel altamente eficientes completa a gama de conjuntos propulsores. Os motores oferecem potências entre 88 kW/120 cv e 132 kW/180 cv e - dependendo da potência - podem ser combinados com uma caixa automática de oito velocidades. Juntamente com os melhoramentos aerodinâmicos da carroçaria, as unidades de propulsão reduzem em até 9% o consumo de combustível em comparação com os anteriores motores, o que também torna o Movano um protagonista no seu segmento em termos de eficiência de combustível e emissões de CO2.

Pioneirismo: novos sistemas de assistência permitem uma condução autónoma de nível 2

O novo Movano revela igualmente um carácter pioneiro entre os numerosos sistemas de assistência ao condutor. A direção com assistência elétrica ajusta automaticamente a assistência à velocidade do veículo. Isto aumenta o conforto de condução a velocidades mais elevadas e torna as manobras em cidade mais confortáveis. O travão de estacionamento elétrico é ativado através de um interrutor no painel de instrumentos, à esquerda do volante.

Para além do reconhecimento de sinais de trânsito, do alerta de colisão frontal com travagem de emergência e do alerta de ângulo morto lateral, existem agora novos sistemas, como o alerta de sonolência, o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função “Stop & Go”, sensores de estacionamento a 360 graus, assistente de estacionamento e ainda um espelho retrovisor digital que melhora significativamente a visibilidade em todas as direções. Um total de 22 sistemas de assistência e ajudas eletrónicas facilitam a condução e as manobras.

A combinação do controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função “Stop & Go”, o assistente de manutenção na faixa de rodagem e o assistente de congestionamento de trânsito permite que o Movano avance, trave e acelere sozinho a velocidades até 30 km/h, tais como, por exemplo, em trânsito lento, desde que o condutor mantenha as mãos no volante. Isto significa que, pela primeira vez na sua carreira de sucesso, a condução automatizada de nível 2 é possível no novo Movano.

Conectado, organizado, versátil: Movano com novo cockpit de última geração

Os condutores do Movano podem agora trabalhar num ambiente de última geração, simultaneamente versátil e confortável. O cockpit do maior VCL da Opel foi totalmente redesenhado, tornando-se mais ergonómico e, acima de tudo, mais conectado. Como opção, as informações mais importantes podem agora ser apresentadas num centro de informação do condutor a cores de 7 polegadas, totalmente digital e configurável. Um mapa 3D do sistema de navegação pode também ser aí apresentado.

O novo sistema de infoentretenimento e navegação pode ser facilmente operado através do touchscreen a cores de 10 polegadas, localizado na parte superior da consola central. Os smartphones compatíveis podem ser ligados em modo wireless ao sistema de infoentretenimento através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. 

A navegação é possível através dos mapas de navegação TomTom® em 3D. As funções mais importantes podem ser controladas através do reconhecimento de voz natural. Por sua vez, a prateleira na consola central para carregamento indutivo de smartphones, constitui uma solução especialmente prática para os serviços de entregas e para os profissionais que têm de utilizar frequentemente o telemóvel durante o trabalho.

A versatilidade é um ponto alto do novo Movano, não só na diversidade de variantes e na gama de opções de transporte de carga, mas também no interior. O banco corrido “Eat & Work”, disponível em opção, transforma o cockpit num centro de controlo ergonómico. Através de uma sequência simples de movimentos, o banco ao lado do condutor pode ser transformado numa superfície de trabalho móvel e prática, por exemplo, para um computador portátil, transformando o Movano num escritório móvel. 

Em alternativa, o banco pode ser convertido numa pequena mesa com um suporte para copos, ideal quando chega o momento de fazer uma pequena pausa. Graças ao sistema de fecho e arranque sem chave (“Keyless Entry & Go”), o condutor já não precisa de tirar a chave do bolso para abrir, arrancar ou trancar o Movano.

Preparado para tudo: uma inigualável variedade de formatos de carroçaria

O novo Movano também se destaca pela sua vasta gama de configurações de carroçaria. Quatro comprimentos de veículo, três distâncias entre eixos e três alturas, bem como versões VAN, chassis cabine simples, chassis cabina dupla, e chassis plataforma permitem inúmeras opções de configuração para se adequarem ao respetivo perfil de utilizador. Ao mesmo tempo, o VCL de maiores dimensões da Opel não faz concessões em termos de carga útil ou volume de carga. 

O Movano Electric pode transportar uma carga útil de até 1.500 kg e a versão Diesel pode transportar até 2 toneladas de carga. Graças à prática localização da bateria na parte inferior da carroçaria, o volume de carga de até 17 m3 não sofre qualquer alteração. O Movano Electric é também adequado para inúmeras transformações. 

O novo Movano, o Movano Electric e, no futuro, o Movano HYDROGEN, serão os parceiros ideais, altamente eficientes e com economia de recursos para serviços pesados.

Apoiamos a Ucrânia