Novo Opel Corsa pela primeira vez com propulsão híbrida de 48v

3 months, 1 week atrás - 17 Janeiro 2024, autonews
Novo Opel Corsa pela primeira vez com propulsão híbrida de 48v
Novos motores a gasolina, transmissão de dupla embraiagem de 6 velocidades, motor elétrico de 21 kW

A Opel propõe, pela primeira vez, o novo Corsa com tecnologia híbrida de 48 Volts. O sistema inclui uma bateria de iões de lítio que é recarregada automaticamente em determinadas condições de condução e novos motores a gasolina de 1,2 litros e três cilindros com 74 kW/100 cv e 100 kW/136 cv, especialmente desenvolvidos para a aplicação híbrida. 

Os motores estão acoplados a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.

Eficiente, divertido de conduzir e fácil de utilizar, a tecnologia híbrida de 48V é ideal para o novo Opel Corsa. Em comparação com o Corsa 1.2 similar não eletrificado com transmissão automática de oito velocidades, o novo Corsa Hybrid de 74 kW/100 cv com tecnologia 48V pode poupar quase 1,0 l/100 km de combustível (cerca de 15%) e também reduzir as emissões de CO2.

Funcionamento perfeito: O motor a gasolina e o motor elétrico operam em conjunto ou separadamente

Em condução diária, numa combinação de estradas urbanas e rurais, o motor a gasolina e o motor elétrico do Opel Corsa Hybrid funcionam em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia e a performance. O sistema oferece vantagens sobretudo no trânsito citadino.

O motor elétrico também permite que o Opel Corsa seja conduzido de forma totalmente elétrica em distâncias de até um quilómetro em condições de reduzidas necessidades de binário (por exemplo, em manobras ou a menos de 30 km/h no trânsito citadino) e auxilia o motor a gasolina em aceleração, por exemplo, no arranque a partir de uma imobilização. Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga-se e o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. A bateria também armazena a energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa.

Novo Opel Corsa com sistema 48V: A escolha certa, especialmente em cidade e subúrbios

O novo Opel Corsa com o sistema híbrido de 48V é perfeito para os clientes que conduzem principalmente em cidades e zonas suburbanas. A tecnologia de ponta é acessível e fácil de utilizar; também irá agradar aos clientes que queiram experimentar a diversão de conduzir eletricamente pela primeira vez, sem necessidade de carregamento da rede. 

A tecnologia híbrida compacta de 48V inclui:

Uma nova geração de motores a gasolina de três cilindros e 1,2 litros, especialmente desenvolvidos para a utilização em híbridos e para cumprir a norma de emissões Euro 6.4. Tanto o motor de 74 kW/100 cv como o de 100 kW/136 cv atingem o pico de potência às 5.500 rpm e desenvolvem um binário máximo de 205 Nm e 230 Nm, respetivamente, às 1.750 rpm.

 Para uma eficiência ideal, os novos motores funcionam no ciclo de combustão Miller. Este ciclo termodinâmico é possibilitado pelo turbocompressor de geometria variável, o qual melhora o desempenho a baixas rotações, e pela abertura variável das válvulas.

Uma nova transmissão de dupla embraiagem, eletrificada, de seis velocidades, que também foi concebida especialmente para aplicações híbridas. As passagens de caixa sem interrupção do binário são mais curtas e o conforto de utilização é superior. O bloco da transmissão aloja igualmente o motor elétrico, o inversor de corrente contínua e a ECU (Unidade de Controlo do Motor), otimizando o volume e o peso da unidade de tração e assegurando um excelente desempenho de condução.

Um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, integrado na caixa de velocidades, produz uma potência de pico de 21 kW/28 cv e um binário máximo de 55 Nm.

Um motor de arranque acionado por correia que - em combinação com o motor elétrico - coloca o motor a gasolina em funcionamento a frio. O motor de arranque por correia também reinicia o motor rápida e silenciosamente durante a condução.

Uma bateria de iões de lítio de 48V com uma capacidade útil de 432 Wh, instalada sob o banco dianteiro esquerdo. Esta localização não só permite uma distribuição ótima do peso para uma boa dinâmica de condução, como também permite conservar todo o volume do porta-bagagens.

Duas redes elétricas. Uma rede de 12V de baixa tensão que alimenta o equipamento do automóvel (por exemplo: vidros elétricos e sistema de infoentretenimento); e uma rede de 48V para alimentar o sistema híbrido.

Com a propulsão híbrida de 48V, o novo Opel Corsa oferece uma vasta gama de grupos propulsores que abrange desde os puramente elétricos a bateria, passando pelos híbridos, até aos motores de combustão altamente eficientes, uma oferta que não tem rival no segmento dos automóveis utilitários. 

A tecnologia também dá um novo impulso à ofensiva de eletrificação em curso da Opel, através da qual a marca com o Blitz oferecerá pelo menos um modelo elétrico a bateria em cada linha de modelo até ao final de 2024. A partir de 2025, todos os novos modelos Opel serão totalmente elétricos.

Apoiamos a Ucrânia