Novo Mazda CX-5 chega a Portugal

15 Julho 2020 - Auto Monitor

Novo Mazda CX-5 chega a Portugal

Novo Mazda CX-5 custa desde os 32.910 € (versões a gasolina) e 41.521 € (versões diesel), numa gama dividida em três níveis de equipamento.

Originalmente lançado em 2012, o SUV CX-5 foi o primeiro Mazda a exibir a nova assinatura de design Kodo – A Alma do Movimento, bem como a incorporar a nova e abrangente tecnologia Skyactiv (motores, chassis, carroçarias, sistemas, etc), estabelecendo novos padrões dinâmicos e alterando a percepção do nível de envolvência que um SUV compacto podia oferecer.

Já a segunda geração do CX-5, de 2017, marcou o desenvolvimento da filosofia de design e engenharia Jinba Ittai, colocarando este SUV num patamar superior, destacando-se a introdução do sistema G-Vectoring Control (GVC), a primeira das Skyactiv-Vehicle Dynamic Technologies da Mazda, tornando o Mazda CX-5 mais confortável, refinado e dinâmico.

O modelo seria actualizado em 2019, passando a basear-se nos diversos pontos fortes da segunda geração de modelos da Mazda, que está em comercialização, melhorando em duas áreas-chave: a qualidade do habitáculo e a dinâmica de condução. Mais dinâmico que nunca, com uma condução superior e um nível de refinamento apurado, este CX-5 cimentou a sua reputação como um dos SUV mais agradáveis de conduzir no seu segmento.

O CX-5 tornou-se, entretanto, num modelo fulcral para a Mazda, representando aproximadamente 30% das suas vendas anuais, ascendendo a cerca de 2.870.000 as unidades comercializadas em 130 países de todo o mundo. O CX-5 continua a ser o modelo Mazda mais vendido no mercado europeu.

Para 2020, o Mazda CX-5 continua a basear-se nesta história de sucesso, integrando evoluções e actualizações no seu design exterior e interior, na concepção dos propulsores, na dinâmica de condução em estrada e em fora de estrada, nos níveis de NVH (insonorização, vibrações e aspereza) e nas tecnologias de segurança i-Activsense. Todos estes ingredientes reforçam o seu estatuto de veículo elegante, capaz de oferecer um verdadeiro prazer de condução aos clientes de propostas SUV.

As novidades

Mantendo um design Kodo mais maduro e elegante, sublinhando uma proposta simultaneamente arrojada e sofisticada, o exterior do Mazda CX-5 de 2020 pode ser configurado com uma paleta de 10 cores de carroçaria, conjunto que passa a incluir a nova cor Polymetal Grey, estreada no Mazda3. Exteriormente não há quaisquer alterações para além do novo lettering nos emblemas identificativos.

É por isso no interior, de elevado conforto, qualidade, design e funcionalidade, com um habitáculo projectado para criar uma configuração inteligente do lugar do condutor, integrando todos os principais controlos e instrumentação ergonomicamente colocados em torno do ponto focal do volante. Espelhando toda uma nova sensação premium, o Mazda CX-5 pretende competir com os melhores modelos da sua classe.

O ecrã Mazda Connect, presente ao centro do tabliê, é agora de 8 polegadas, permitindo a apresentação de textos e grafismos maiores e com mais definição, nomeadamente no sistema de navegação, na visão ampliada a 360 graus em redor do veículo e nas informações relacionadas com o monitor de eficiência de combustível, que permite verificar, em tempo real e entre outros, a operação do sistema de desactivação dos cilindros do bloco a gasolina 2.0 Skyactiv-G.

Esta geração 2020 adopta iluminação LED de alta qualidade na consola de tejadilho, luz central do habitáculo e luz da bagageira, de série em todas as versões da gama. O design do comando da chave foi, também, renovado.

Mecanicamente, o Mazda CX-5 2020 conta com uma gama de motores Skyactiv em que se destaca o bloco a gasolina Skyactiv-G de 2.0 litros de 165 CV, disponível com transmissão manual Skyactiv-MT ou automática Skyactiv-Drive, ambas de 6 velocidades, e tracção dianteira.

Novidade: o sistema de desactivação de cilindros, função que, dependendo da situação de condução e disponível nas versões de caixa de velocidades manual, permite desligar automaticamente 2 dos 4 cilindros do motor em situações de pouca carga, reduzindo-se as perdas por bombeamento e a resistência mecânica, bem como os consumos e as emissões de CO2.

A gama de motores a gasolina do CX-5 2020 é completada por um motor a Skyactiv-G de 2.5 litros de 194 CV, com transmissão automática e tracção integral (AWD) inteligente Mazda i-Activ. Já no capítulo diesel, a oferta divide-se entre o bloco Skyactiv-D de 2.2 litros e 150 CV, com transmissão manual ou automática e tracção dianteira, e um bloco diesel Skyactiv-D de 2.2 litros e 184 CV, este apenas em versão de caixa automática e tracção integral.

Todas as variantes de caixa automática contam, a partir de agora, com patilhas no volante, para uma mais rápida operação. Outros acertos pontuais foram feitos ao nível da afinação das suspensões (tipo MacPherson à frente e sistema multi-link atrás), direcção e travões, de forma a melhorar ainda mais a estabilidade de condução pela qual o CX-5 sempre foi conhecido.

A performance off-road do Mazda CX-5 2020 evoluiu com a integração do sistema Off-road Traction Assist nas versões de tracção integral. Operando em conjunto com os sistemas AWD e TCS, elimina a patinagem dos pneus e distribui a quantidade correta de binário às rodas com aderência, maximizando a tracção. Também funciona em conjunto com o Hill Launch Assist (HLA), evitando o deslizamento em subidas com superfícies escorregadias.

Houve ainda trabalho aturado para aumentar a qualidade de condução, através de melhores ao nível do NVH (ruído, vibrações e aspereza) no habitáculo. A sensação de condução foi melhorada pela adoção de um amortecedor dinâmico no sistema de direcção das versões a gasolina, o qual funciona como uma contramedida de vibração.

Ao nível das avançadas tecnologias de segurança i-Activsense, de ajuda ao condutor, garante de uma segurança referencial na classe, nesta versão 2020 foi actualizado o Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) do CX-5, incorporando a detecção nocturna de peões (veículos a velocidades entre os 4 e os 80 km/h e peões entre os 10 e os 80 km/h). A activação antecipada dos faróis facilita a visibilidade do carro por parte dos peões e dos outros veículos, contribuindo, desse modo, para prevenir acidentes.

A gama em Portugal

A gama do Mazda CX-5 2020 divide-se em 3 níveis de equipamento, desde o já bastante completo patamar Evolve, aos mais alargados conteúdos do habitual topo de gama Excellence, oferta que agora se vê ainda mais evoluída com a vasta dotação do nível Special Edition.

No que se refere a preços, o intervalo de preços do Mazda CX-5 2020 com motorização a gasolina Skyactiv-G situa-se entre 32.910 € e os 42.230 €. Na vertente diesel Skyactiv-D, o valor indicativo para a aquisição da respectiva versão de entrada é de 41.521 €, ascendendo até aos 56.468 €.

Destaque ainda para as variantes Special Edition de tracção integral i-AWD que podem ser adquiridas por 49.251 €, se equipadas com o motor gasolina de maior débito (2.5 Skyactiv-G de 194 cv), e por 62.176 €, se dotadas do motor diesel mais potente (2.2 Skyactiv-D de 184 cv).

Fruto do elevado conteúdo de série inerente aos 3 níveis de equipamento do Mazda CX-5 2020, os opcionais disponíveis cingem-se a apenas 2 packs, o Pack Navi (400 €) para as versões Evolve e o Pack Leather (2.500 €) para as versões Excellence.

Consoante a utilização e diferenciação que cada cliente pretenda para o seu Mazda CX-5, no portal www.mazda.pt estão disponíveis diferentes acessórios específicos para o modelo.

 

Notícias Por Etiquetas

A1A2Acidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAmaranteaston martinauctionaudiAudi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW m5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBugattiCabrioCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupradaciaDacia Dusterdieseldiesel scandaldrag raceelectricemissionsEspanhaEstacionamentoestradasEuropaeuropeevFaroFCAFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGuimarãeshondahybridHyundaiitaliaItalyJaguarjeepJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLouléMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesmetrominiMini CooperMini CountrymanMitsubishiMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaPalmelaParedesPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRange RoverrecallrenaultRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartspainspy shotssubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supratrucktuninguberukUnited StatesUSAvendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-Roc
Venda o Seu Carro